Pessoas de 18 a 34 anos com comorbidades devem ser vacinadas na segunda

A Prefeitura Manaus já definiu a programação para a vacinação contra a Covid-19 para a próxima semana. No total, são 65.345 pessoas agendadas para receber as doses dos imunizantes CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Oxford. Na segunda-feira, 26/4, as pessoas de 18 a 34 anos que apresentam comorbidades iniciam o ciclo de proteção vacinal, recebendo a primeira dose do imunizante. Também nesse dia, idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com diabetes, obesidade e cardiopatias recebem a segunda dose da vacina, concluindo a proteção contra a Covid-19. O cronograma de atendimento segue a ordem decrescente de idade.

O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Semsa, a partir das informações registradas na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/), indica que   7.714 pessoas de 18 a 34 anos estão no grupo prioritário das comorbidades e receberão a primeira dose da vacina contra Covid-19. 

O prefeito David Almeida voltou a reforçar a importância de cumprir o esquema vacinal para controlar a doença em Manaus. “A população deve consultar o site do Imuniza Manaus, para verificar a data e o local de vacinação. É preciso um esforço coletivo para mudarmos o cenário e retomar a rotina da cidade”, acentuou.

Repescagem

Na terça-feira, 27/4, os usuários de 56 a 59 anos com comorbidades que ainda não se imunizaram, terão a oportunidade de se vacinar. A segunda dose da vacina para idosos, trabalhadores de saúde e pessoas com diabetes, obesidade e cardiopatias também será realizada nesta mesma data.

A repescagem para os portadores de comorbidades prossegue na quarta-feira, 28/4, contemplando as pessoas de 41 a 55 anos. O total de pessoas do grupo prioritário das comorbidades que ainda não compareceram aos postos de vacinação é de 17.671.

No período de quinta-feira, 29/4, a sábado, 1/5, a campanha prossegue com a oferta da segunda dose da vacinação, para idosos e trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades.

Ao longo da semana, também serão vacinados, em nova etapa de imunização para a 1ª dose, os trabalhadores da saúde. Para receber a vacina, eles devem ter feito o registro no link http://bit.ly/cadastrovacinasaude e devem consultar o Imuniza Manaus, para verificar a data e a hora do seu agendamento. Também devem apresentar, no posto de vacinação, contracheque ou carteira de trabalho que comprove o vínculo com um estabelecimento de saúde.

Para as pessoas com comorbidade que vão receber a primeira dose, é necessário apresentar laudo médico ou outro documento específico que comprove a doença preexistente, conforme definido pelo Ministério da Saúde. Nos casos de obesidade, é válida declaração assinada por qualquer profissional de saúde de nível superior; os que têm hipertensão e diabetes, podem apresentar receita médica, em papel oficial do SUS ou da rede privada; para pessoas vivendo com HIV são aceitos o cartão de identificação emitido pelo serviço de saúde; a declaração do Siclon (Sistema de Controle Logístico de Medicamentos); ou o resultado de exames específicos (carga viral ou CD4).

Para facilitar o acesso do público foram disponibilizados sete pontos de vacinação, com serviços de drive-thru e postos fixos em todas as zonas da cidade. Além desses, a Semsa mantém um posto único e exclusivo para a vacinação dos trabalhadores da saúde.

Comorbidades

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a vacinação deve priorizar as pessoas que apresentam diabetes mellitus, obesidade grave (Índice de Massa Corporal igual o maior que 40), anemia falciforme, hipertensão arterial em estágio 1 e 2 com lesões de órgão-alvo ou doenças associadas,  hipertensão arterial em estágio 3 e hipertensão Arterial e Resistente (HAR), pneumopatias graves crônicas, cirrose hepática, doença renal crônica, imunossupressão, síndrome de Down, doença cerebrovascular, pessoas com o HIV e cardiopatas, porque correm risco de desenvolver a forma grave da Covid-19, podendo até morrer.

Pontos de vacinação

Zona Norte

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119, Cidade Nova

Terminal de Integração 6

Avenida Comendador José Cruz, no bairro Lago Azul

Zona Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222- Crespo

Universidade Paulista (Unip)

Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

Escola de Enfermagem da Ufam – Posto exclusivo para trabalhadores da saúde- Rua Teresina, 495, Adrianópolis

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi-AM

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

Zona Oeste

Balneário do Sesc-AM

Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo)

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste.

Foto/Destaque: João Viana / Semcom

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email