Pesquisar
Close this search box.

Pesquisas indicam tendências

Pesquisas indicam tendências

Desde 1988 todas as eleições para prefeito de Manaus são polarizadas por dois candidatos, que de certa forma são escolhidos pela população desde o início do ano eleitoral e não durante a campanha oficial. Apenas em 1985 um nome se destacou de todos os outros e venceu facilmente – Manoel Ribeiro, representante do grupo que havia ascendido ao poder depois da redemocratização do país. Desta vez as pesquisas indicam que não será diferente. Os favoritos para ir ao segundo turno são os mesmos que lideram as pesquisas desde a virada do ano – Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante). Seus nove concorrentes não foram suficientemente competentes para tirar os dois da disputa final. Apesar de Ricardo Nicolau (PSD) ter se comportado como um ótimo coadjuvante, não existe no horizonte destes dois próximos dias um fato novo que indique um impulsionamento dele a ponto de ultrapassar o segundo colocado. É uma tendência que precisa ser observada por quem pretender disputar a eleição para prefeito nos próximos anos. A campanha começa muito mais cedo do que se imagina.

VEREADORES

Especialistas ouvidos pela coluna indicam que a renovação da Câmara Municipal de Manaus não será retumbante, como se esperava. Pelo menos metade dos atuais vereadores devem manter o mandato, segundo levantamentos realizados pelos principais institutos de pesquisa. Os novatos virão principalmente de Igrejas Evangélicas e dos quartéis.

ALTO INVESTIMENTO

Projetos de desenvolvimento sustentável do Governo do Amazonas apontam para a implantação de complexos agroindustriais, entreposto de pesca, estruturação da cadeia da carne e da borracha natural (látex); criação de complexo naval, mineral e logístico; além da identificação de outras potencialidades a partir de um amplo zoneamento ecológico e econômico. Com investimentos avaliados em pelo menos R$ 1 bilhão, os projetos estão sob a coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

contas

INJEÇÃO

Com o pagamento antecipado dos meses de novembro e dezembro e da segunda parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais ativos e inativos, garantido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), a Prefeitura de Manaus irá injetar R$ 316,4 milhões na economia local. A folha referente a novembro começa a ser paga nesta quinta-feira, 12/11, e segue até a próxima segunda, dia 16.

DOUTORADO

A pesquisadora da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, Leidiane Mendes Cassiola, defendeu tese de doutorado que aborda a política nacional de câncer no início dos anos 2000 e suas implicações no país. O trabalho é realizado dentro do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz.

NOVO SITE

A Procuradoria Geral do Estado lançou um novo site institucional, que permitirá uma navegação mais fácil e ágil para o público em geral. A novidade foi anunciada às vésperas do aniversário de 48 anos de existência da PGE-AM, que é celebrado em 13 de novembro, mesma data de comemoração do Dia do Procurador do Estado do Amazonas.

MULHERES DE NEGÓCIOS

Em alusão ao Dia do Empreendedorismo Feminino, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, apresenta a “ExpoMulher”, que acontece entre os dias 19 e 21 de novembro, das 9h às 15h, no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, no Centro). O acesso é gratuito e o agendamento pode ser feito no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).  As visitas vão ser feitas com grupos de até dez pessoas para atender aos protocolos de segurança de prevenção à Covid-19.   

AMACRO

Discussões acerca da Zona Especial para o Desenvolvimento Agropecuário dos estados do Amazonas, Acre e Rondônia nortearam as ações da programação conjunta que está ocorrendo ao longo desta semana entre dirigentes e técnicos da Superintendência da Zona Franca de Manaus, Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia e do Banco da Amazônia S.A.

MUSEU

O Tribunal de Contas do Amazonas firmou uma parceria inédita com a Superintendência da Zona Franca de Manaus para elaboração do projeto museológico da autarquia. A parceria foi firmada na sede da Corte de Contas pelo presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, após visita técnica ao Museu do Tribunal, com o superintendente da Suframa, general Algacir Antônio Polsin, acompanhada pelo conselheiro Júlio Pinheiro, e pelo chefe do Departamento de Pesquisa e Memória do TCE-AM, Josetito Lindoso.  

FRASES

“Não existe almoço grátis.” Romero Reis (Novo), candidato a prefeito de Manaus, criticando o socialismo durante debate

“O povo não acredita em nada disso aqui porque isso é um teatro”. Alfredo Nascimento (PL), candidato a prefeito de Manaus, criticando os adversários que prometem muito

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar