Pesquisa traça perfil do ­consumidor do varejo

Com o objetivo de traçar o perfil dos hábitos dos consumidores de baixa renda e contribuir para a tomada de decisão dos empresários ligados ao setor varejista, o Provar/FIA (Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Canal Varejo – Consultoria: Mercado de Bens e Serviços, apresenta os principais resultados desse estudo que aponta: a maioria dos consumidores, 60,29%, costuma ir ao ­supermercado nos fins de semana. Para 57,35% dos entrevistados, o sábado e domingo são dias ­preferidos para realizar compras de vestuário.

Os shoppings centers, são visitados semanalmente por 53,4% dos entrevistados. Quando o motivo da visita aos shopping centers é a realização de compras o gasto médio apurado é de R$ 207,21.

Com pouca familiaridade com o e-commerce, 89,7% dos consumidores informaram nunca terem utilizado esse canal de venda. A maioria dos consumidores (55%) considera complicado comprar pela internet.

Segundo o coordenador geral do Provar/FIA, Cláudio Felisoni de Angelo, “uma grande parcela da população brasileira está entre o público denominado de baixa renda, atraindo cada vez mais a atenção da indústria, do comércio e de prestadores de serviços”.

Em relação à disponibilidade de crédito, o parcelamento tem facilitado o acesso a bens de consumo, especialmente aos de maior valor, permitindo a antecipação da compra. Dos consumidores pesquisados, 72,5% responderam que costumam parcelar suas compras, destacando-se o Natal e o Dia das Mães.

Nesse cenário, 54,2% das pessoas que estão comprometidas com mais de uma linha de crédito em andamento. Dessa forma, a principal reivindicação de 38,6% das pessoas é a redução no valor dos juros cobrados pelo varejo.

O estudo ouviu 300 consumidores na cidade de São Paulo no mês de agosto de 2007, com renda média de R$ 986,91. Da amostra de consumidores ­pesquisados, 70,5% disseram que não estavam estudando e apenas 40,5% trabalham com carteira assinada.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email