Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa no interior ganha R$ 18 mi

A Sect/AM (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas) está investindo R$ 18 milhões na construção e operacionalização de 12 centros de pesquisa denominados CVTs (Centros de Vocação Tecnológica) no interior. O centro de Manacapuru (distante a 68 km de Manaus) foi instalado neste ano e, até dezembro, São Gabriel da Cachoeira (a 858 km de da capital) deve ter sua unidade inaugurada.
De acordo com o secretário-adjunto da Sect/AM, Waltair Machado, os CVTs terão como prioridade desenvolver as potencialidades de cada município contemplado. “Temos muitas linhas de pesquisas que não são co­bertas pelos institutos de pesquisas existentes. Os centros suprirão essa demanda reprimida de cada município, além das zonas rurais próximas”, afirmou Machado. A formação de profissionais especializados também será apoiada pelos centros que, juntamente com a unidade da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), auxiliarão na fixação de pesquisadores re­sidentes e atuantes na sua cidade de origem.
Os técnicos da secretaria viajaram ontem para Brasília para acordar com o MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia) os últimos pontos do projeto para definir as próximas cidades e garantir os recursos financeiros. A origem dos recursos é mista, dividida entre Estado e União, porém a secretaria não informou o percentual que cabe a cada parte.
Os principais focos de abordagem dos Centros de Vocação Tecnológica serão fruticultura, piscicultura, produção de óleo vegetais e biotecnologia, de acordo com o chefe do departamento de apoio à pesquisa e inovação da Sect/AM, Silvana de Oliveira.

Tecnologia promissora

A possibilidade de introduzir um medicamento em determinada célula do corpo humano para tratar doenças com precisão atômica; criar uma fibra vegetal mais resistente que o aço ou fabricar uma supercola que adere a qualquer superfície são apenas algumas das aplicações que os estudos em nanotecnologia desenvolvidos por pesquisadores amazonenses prometem para os próximos anos.
O pesquisador nas áreas da física e matemática e secretário-adjunto da Sect/AM, Waltair Machado, considera a ciência aplicada em projeção nano a tecnologia do futuro. “Dentro de 20 anos, praticamente todos os avanços científicos estarão ligados de alguma maneira à nanotecnologia. Temos que investir nisso hoje para não dependermos da compra de tecnologia de outros países amanhã”, finalizou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar