A performance do turismo no Rio Grande do Sul ganha mais um aliado. O Sebrae/RS realizou uma pesquisa de identificação do perfil do visitante nas regiões atendidas pela instituição: Campos de Cima da Serra, Costa Doce, Hortênsias, Litoral Norte, Missões, Pampa Gaúcho e Uva e Vinho. A apuração, realizada por meio do Programa Setorial de Turismo, compreendeu períodos de alta e baixa temporada no ano passado.
A mostra total é baseada nas informações de 1.500 questionários, nos períodos com maior visitação, e 816 nas temporadas menos procuradas. “Conhecer o turista é indispensável para um destino se tornar competitivo frente aos desafios atuais. A partir deste trabalho, os empreendedores do setor poderão adequar seus produtos e serviços de acordo com o perfil e as expectativas dos clientes”, explicou o técnico setorial de Comércio do Serviço do Sebrae/RS, Cássio Barcellos Falkembach.
A pesquisa teve como objetivos, entre outros, conhecer o estilo de vida do visitante, identificar hábitos relacionados ao lazer em geral, costumes em relação a viagens, origens e destinos dos turistas em cada região e avaliar a percepção dos visitantes sobre os serviços que encontraram no Estado.
Conforme a apuração, tanto na alta quanto na baixa temporada predominam o próprio gaúcho como principal cliente do setor. De outros estados, destacam-se entre os visitantes os catarinenses e os paulistas, seguidos pelos cariocas e paranaenses.
Os dados gerais também demonstram que 65,50% dos entrevistados optam por viajar na alta temporada. Quanto a classificação por sexo observou-se que 52% dos homens preferem fazer turismo na baixa temporada e o estado civil que predomina nesta época do ano são pessoas casadas ou com companheiro(a): 57,2%. Grande parte dos que optam por esse período, que são 56,70%, não tem filhos.
Vale destacar que a faixa etária que predominou nas respostas ficou entre 41 e 50 anos (25,20%), sendo que 32,8% possuem curso superior completo e 27,6% são trabalhadores com registro em carteira. A renda familiar predominante gira entre R$ 2.012,01 a R$ 3.479,00. “O item de lazer de maior preferência mais citado por 78,2% dos entrevistados foi viajar, sendo esta a opção de lazer em primeiro lugar para 58%”, relata Falkembach. A permanência em cada destino visitado é, em média, de 6,9 dias.
Por conta disso, Falkembach chama a atenção para a necessidade de melhorias no setor apontadas pelos entrevistados na baixa temporada. Os visitantes elencaram a redução do valor do pedágio; qualificação de acessos e estradas; disponibilidade de comidas e artesanato típicos; opções de atrativos à noite; banheiros públicos em condições adequadas para o uso; calçadas apropriadas; comércio noturno; ampliação da divulgação dos atrativos; melhoria em infra-estrutura, como estações de tratamento de esgotos, iluminação; limpeza; segurança e sinalização.
Na alta temporada invertem-se alguns dados, conforme a pesquisa. 54,30% das mulheres optam por este período – compreendido nos meses de janeiro, julho e novembro – para fazer turismo, por exemplo. A faixa etária também difere e do total das entrevistadas a maior concentração, 22,4%, ficou entre 31 e 40 anos. Um pouco abaixo da masculina.
Pesquisa identifica perfil do turista no Estado do Rio Grande do Sul
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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