Pesquisa Fecomércio AM reforça o otimismo do setor comercial para o Dia dos Pais

Com os firmes sinais da retomada econômica do Amazonas, o Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo (8 de agosto), tende a marcar a recuperação da atividade comercial em nosso estado. Com o objetivo de mensurar o retorno pleno do setor, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas realizou, no período de 20 a 29 de julho, pesquisa referente à Intenção de Compra do Consumidor para o Dia dos Pais. 

Na consulta, foram ouvidos 293 consumidores, que ratificaram a expectativa de crescimento das vendas na sazonalidade comercial. A Fecomércio AM espera para este ano, um incremento de 5% nas vendas para o Dia dos Pais se comparadas às de 2020.  

Destaques da Pesquisa do Dia dos Pais

No levantamento feito pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas, um número expressivo dos entrevistados (73%) informou que irá fazer compras na sazonalidade. Desse total, 80% pretendem gastar até R$ 300,00 com presentes, um número significativo e que demonstra a força da retomada do setor comercial. 

Um dos pontos que assegura a confiança do consumidor é a melhora no cenário pandêmico, que com o avanço do processo de imunização, viabiliza o retorno dos consumidores aos centros comerciais.

A concretização das expectativas apresentadas na pesquisa da Fecomércio AM confirma a retumbante recuperação do setor comercial e a consequente ampliação dos postos de trabalho, melhoria do nível de renda, que somados, reiteram o  compromisso do Comércio com o Amazonas e reafirmam o propósito do setor de atender a população.

Abaixo, mais números da pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam): 

  • Intenção de compra por segmento 

Os consumidores continuam com suas intenções de compra para os bens de consumo de natureza pessoal. Com destaque para a compra de vestuário (32%), perfumaria (20%), calçados (18%), smartphone (9%), relojoaria (9%), artigos eletrônicos (6%), artigos esportivos (5%), informática (2%).  

  • Local  de Compra 

Quanto ao local onde os consumidores costumam realizar suas compras, constatou-se que a maioria dos entrevistados possui preferência pelos shopping centers (50%), seguido do centro da cidade (37%) e do Comércio local (13%). 

  • Critérios de escolha na hora da compra 

A  maioria dos entrevistados leva em consideração na hora da compra, o preço (38%), promoções (17%), segurança (15%), variedade de produtos (12%), variedade de lojas (5%), localização (5%), climatização (3%) e estacionamento (3%).    

  • Modalidade de pagamento  

Na pesquisa, observou-se que a maioria dos consumidores utilizaram a modalidade dinheiro ou débito automático como principal forma de pagamento (56%), no entanto, observou-se que os consumidores que costumam realizar seus pagamentos por meio de cartão de crédito representaram 41% do total. Pretendem utilizar o sistema de pagamentos e transferências instantâneas PIX, 3% dos entrevistados. 

Expectativa de Faturamento 

Dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que o faturamento do comércio com o Dia dos Pais de 2021, em todo o país, deverá chegar a R$ 6,03 bilhões, uma alta de 13,9% em relação ao ano passado. Em 2020, as vendas relacionadas à data recuaram 11,3% e geraram o menor volume financeiro (R$ 5,30 bilhões) desde 2007 (R$ 4,98 bilhões).  

A pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Dia dos Pais produzida pela Fecomércio AM pode ser acessada em www.fecomercio-am.org.br.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email