Pesquisar
Close this search box.

Peso das tarifas públicas faz o IPC-S subir 0,42%

As tarifas públicas foram as principais responsáveis pela aceleração na taxa do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal), da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que subiu 0,42% no indicador até 15 de agosto, ante alta de 0 34% apurada no IPC-S anterior, até 7 de agosto.
Segundo o economista André Braz, da fundação, no período verificado ocorreu o fim da queda nos preços do grupo habitação (de -0,29% para 0,02%), pressionado pelo enfraquecimento na deflação de tarifa elétrica residencial (de -3,72% para -2,43%) e pelo aumento mais intenso em tarifa de telefone residencial (de 1,40% para 1,65%). Braz explica que o preço da tarifa elétrica estava sendo beneficiado, até pouco tempo, pela recente redução no preço da tarifa praticada pela Eletropaulo, em julho. Mas esse efeito começa a perder força, de acordo com o analista. Isso ajudou no término da queda dos preços do grupo Habitação. No caso do telefone, ele lembrou que essa tarifa está sendo puxada por dois efeitos: o aumento autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações e o impacto da mudança na contabilização dos planos, de pulsos para minutos.

Alta deve continuar

O grupo Habitação foi o maior acelerador do IPC-S, mas o grupo Vestuário também ajudou a puxar para cima a taxa do indicador. Neste grupo, a queda de preços passou de -1,24% para -0,53%, com a entrada de uma nova coleção nas lojas.
O IPC-S deve continuar subindo de forma mais intensa, na próxima quadrissemana, que será encerrada em 22 de agosto, de acordo com André Braz. Habitação e Vestuário devem continuar em aceleração. No grupo Alimentação, que teve leve desaceleração na passagem do IPC-S até 7 de agosto para o índice até 15 de agosto (de 1,48% para 1,45%), os preços estão “equilibrados”, mas “não dá para saber em qual sentido os preços vão se dirigir”, segundo ele.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar