Pesquisar
Close this search box.

Pesca esportiva em alta

https://www.jcam.com.br/0207_B3.jpg

Para quem deseja aproveitar as férias e experimentar algo diferente, os rios do Amazonas oferece um cenário perfeito para a prática da pesca esportiva. A atividade vem mostrando um destaque positivo a cada ano, e tem atraído adeptos de todo o Brasil. Apesar do rótulo de um desporto caro, no Amazonas, existem lugares com preços bastante acessíveis para quem deseja experimentar essa arte que a cada dia começa a fazer parte do cotidiano do amazonense.

Segundo o presidente da AEP-AM (Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Amazonas), Tomás Igo Munoz Sanches, o esporte já faz parte do cotidiano do amazonense, e registrou um crescimento de 10% em relação ao ano passado.

“O amazonense está tão apaixonado pelo esporte, que temos vários torneios de pesca, seja de caiaque, de bote, de lancha em pesqueiro. Balbina é um grande exemplo, todo final de semana tem centenas de praticantes de pescadores amazonenses”, disse.

Dentro dessa imensidão de água, os principais municípios procurados para o entretenimento estão localizados na calha do rio Negro e Madeira. Além de envolver cerca de 30 cidades, sendo os principais delas, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, Nova Olinda, Borba, Careiro e São Sebastião do Uatumã.
Tomás explica, que como em toda atividade, existem os serviços caros e baratos, e ressaltou que os preços variam de acordo com os serviços oferecidos, assim como a estrutura de operação da atividade, como hotel, barcos, acampamento, e equipamentos. E conta, que apesar da procura do esporte pelos amazonenses, a atividade ainda é mais praticada por grandes empresários e pessoas de outras regiões do país. “A maioria do público que faz a prática de pesca esportiva é de outros Estados e de fora do país, pois o praticante amazonense opta em fazer a pesca recreativa que é aquela de captura e tirar uma cota para alimentação, ou seja, não devolve o peixe na sua totalidade. Porém isso tem diminuído ano a ano, muitos amazonenses têm praticado esse esporte, mesmo tendo poder aquisitivo baixo, como falei, tudo depende dos serviços, estruturas e a região que se vai pescar”, explicou.

Para quem vai se aventurar em lugares distantes da cidade, a cadeia produtiva que é gerada em função da atividade, envolve a comercialização dos serviços turísticos genéricos (transporte, hospedagem, alimentação) e especializados (locação de embarcações, guia de pesca), além dos insumos utilizados na pesca (material de pesca, combustível, mídia impressa e televisiva).

A funcionária pública Sinara Comdre, conta que a prática do esporte é perfeita para quem gosta de reunir grupos de amigos para se aventurar em expedições pelos rios cercados pelo verde da floresta. “É um mundo mágico e desconhecido para muitos amazonenses, depois que você conhece não quer mais deixar de participar. A parceria e companheirismos nesse esporte é fundamental, reunimos grupos e saímos em expedição sempre um ajudando o outro. Aconselho quem gosta de pescar e não tem conhecimento de grupo de pesca esportiva se informar e se juntar com a turma, é uma experiência maravilhosa, um esporte que agrada a família toda”, disse.

Ela conta que apesar de ser um esporte caro, existem formas de torná-lo acessível com preços bem em conta. Para Sinara o melhor lugar com custo-benefício próximo à cidade é no Tarumã, Rio Preto da Eva e o município de Balbina “Hoje um segmento que está crescendo muito é a pesca em caiaque, onde você tem acesso a vários lugares bem próximos como o Tarumã, Rio Preto da Eva e Balbina”, disse.

Recentemente, o governo do Amazonas reconheceu o segmento como recreação protegida por lei, de acordo com decreto publicado no DOE (Diário Oficial do Estado), transformando o tucunaré como peixe-símbolo. O esporte tem mostrado uma expressão ecológica muito grande devido ao seu baixo impacto ao meio ambiente, além de promover o cuidado com a fauna e flora. De acordo com dados do governo do Estado, o esporte tem ajudado a desenvolver o turismo sustentável na região, atraindo mais de 50 mil turistas, movimentando cerca de R$ 50 milhões ao ano.

Segundo o operador de pesca, Thiago Costa Leiria , praticante do esporte há 12 anos, a atividade tem trazido muitos benefícios para o Estado do Amazonas, principalmente no período de julho onde a recreação é mais difundida, e atrai pessoas de diversos lugares do Brasil nas férias. “Muitos pescadores amazonenses praticam a pesca esportiva, mas o público alvo das empresas que operam nesse segmento, são pescadores de fora do Estado e país. Em julho é a época que os ribeirinhos ganham dinheiro com o esporte. Além de ser mais uma ótima opção de lazer para os amazonense nas férias”, frisou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar