Pesquisar
Close this search box.

Pesca esportiva e Feira de Empreendedores movem Manaus

O sábado será bem movimentado, em Manaus. Logo nas primeiras horas da manhã terá início o 7º Torneio de Pesca Amigos do Tarumã realizado em uma única etapa, com a largada da prova programada para às 7h e chegada às 15h na praia da Ponta Negra. De acordo com Rogério Bessa, o Torneio de Pesca Amigos do Tarumã é a maior competição de pesca da Amazônia.

“O Torneio foi pensado com o objetivo de desenvolver o turismo de pesca esportiva; fomentar a cultura da conservação ambiental dos rios onde são praticados o pesque e solte, e incluir definitivamente o Amazonas no calendário dos grandes eventos de pesca esportiva nacionais e internacionais”, falou Rogério.

O evento disponibilizará aos competidores duas opções de categorias para as inscrições: por equipe, com dois ou três integrantes em barcos a propulsão; e individual, com somente um integrante em caiaque sem propulsão.

Menores de idade poderão participar desde que apresentem autorização por escrito dos pais ou responsáveis. E importante: todos os competidores deverão apresentar a Carteira de Pesca Amadora.

Além do prazer de praticar a pesca esportiva, os participantes do Torneio ainda concorrem a prêmios valiosos. Além dos troféus, estarão em jogo motores de popa, botes de alumínio, fishfinder, caiaques, acessórios de pesca e motor elétrico. Ainda dá tempo de se inscrever, www.torneioamigosdotaruma.com.br.

Atividade só cresce

Como nas edições anteriores, o Torneio vai receber pescadores de vários lugares do país e até do exterior. Mais do que um evento de pesca esportiva, o Torneio mostra as belezas turísticas dos rios da região. Desde a primeira edição, em 2014, já foram dados aos participantes cerca de um milhão de reais em prêmios, e até o início desta semana 160 pescadores já haviam se inscrito para esta edição, inclusive de outros municípios como Rio Preto da Eva, Iranduba, Itacoatiara e Parintins.

“Até da Colômbia estamos recebendo uma equipe. Também comemoramos a participação, cada vez maior, de mulheres pescadoras”, revelou Rogério.

“Torneios desse nível são importantes para o desenvolvimento e divulgação do potencial da pesca esportiva na região amazônica. Essa modalidade, além de prazerosa e não predatória, tem o poder de gerar lucro para toda a cadeia turística”, afirmou.

O Torneio de Pesca Amigos do Tarumã é uma idealização da Pizza à Bessa Eventos, com realização do Ecolazer e apoio da Pesca & Companhia.

No dia do Torneio, a TV Lar, uma das empresas patrocinadoras, montará uma oficina no local para eventuais reparos nas embarcações.

Dados do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) mostram que a pesca esportiva, nos anos anteriores à pandemia, chegou a atrair dez mil pescadores/ano para o Amazonas, movimentando cerca de R$ 50 milhões. Com o reaquecimento da atividade, e o aumento dos praticantes da modalidade, as expectativas são que esses números cresçam bastante com o novo momento vivido no mundo. Municípios como Barcelos, Presidente Figueiredo, Careiro e Careiro da Várzea, Autazes, Itacoatiara, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã, entre outros, partiram na frente na exploração desse segmento turístico.      

Feira de Empreendedores

Também no Rio Negro, mas desta vez no Palácio, das 10h às 20h, acontece a 2ª edição da Feira Internacional de Empreendedores, reunindo 30 expositores do Brasil, Venezuela, Colômbia e Haiti. O evento se repete no domingo (17).

“A 1ª edição da FIE, realizada entre julho e agosto, no Palácio da Justiça, fez tanto sucesso que resolvemos organizar esta nova edição, agora com mais dez expositores”, disse a venezuelana Nohemi Morillo, da Brasven Cocktails, organizadora da Feira.

A FIE voltará a apresentar aos visitantes três segmentos de comércio: gastronomia, artesanato e moda, mostrando os destaques nessas áreas, nos quatro países, e que muitos manauaras desconhecem, principalmente na Venezuela, Colômbia e Haiti.

“Pretendemos desmistificar a ideia de que o imigrante só leva problemas ao país para onde vai. Queremos mostrar que podem contribuir para a economia e a sociedade onde resolveram viver”, destacou.

Entre os expositores, a Criações Susej, crochê; Wise, acessórios artesanais; Dressing Macramé; Chocolate House; chef David Merchan; Biscoitos Sussy; Doce Tentação; Meu Presente; Sabor & Amor; Pipocas Gourmet D’Toditos; De Don Freddy, comida típica colombiana; Adaia Acessórios; Big Champions Burger; e Samy Variedades.

Durante a Feira acontecerá um ‘Festival de Drinks’, promovido pela própria Nohemi, que é bartender e mixóloga, com venda de licores artesanais. Formada na Venezuela, desde que veio para Manaus, em 2018, Nohemi tem promovido cursos de coquetelaria e dado consultoria para bares e restaurantes, além de realizar ações em prol dos imigrantes. Ela já deu apoio a cerca de 300 imigrantes, fornecendo cestas básicas, encaminhando para médicos e direcionando adolescentes para o programa ‘Jovem Aprendiz’.

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar