Pesquisar
Close this search box.

Perspectiva de inadimplência pela 7ª vez seguida no ano

A perspectiva de inadimplência do consumidor registrou alta de 1% em abril, a sétima elevação consecutiva, atingindo o patamar de 100,5, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado hoje.
Segundo a Serasa, tal comportamento aponta que a atual trajetória de declínio dos índices de inadimplência dos consumidores deve ser revertida a partir dos próximos meses, especialmente durante o segundo semestre de 2010. O indicador procura antever os movimentos cíclicos de inadimplência em um horizonte de seis meses.
De acordo com os economistas da Serasa, o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres e o atual ciclo de aperto monetário (com as recentes elevações da taxa de juros, a Selic), contribuirão para a elevação dos níveis de inadimplência dos consumidores.
Entretanto, o fato do indicador estar ainda ao redor do nível 100 significa que, apesar do horizonte de elevação de juros, a inadimplência do consumidor não deverá registrar níveis mais críticos, “a exemplo do que ocorreu entre final de 2008 e início de 2009, em função dos reflexos da crise financeira internacional sobre a economia brasileira à época”, ressalta a Serasa.
Já o indicador com a perspectiva de inadimplência das empresas caiu 1,4% em abril de 2010, o décimo segundo recuo mensal consecutivo. Apesar disso, o índice se mantém acima do nível 100, significando que a redução dos níveis da inadimplência empresarial deverá continuar em queda ao longo dos próximos meses, porém de forma bastante gradual.
A expectativa dos economistas da Serasa é de que, com a previsão de expansão da economia brasileira ao longo dos próximos meses, mesmo que em um ritmo mais brando do que o registrado durante o primeiro trimestre de 2010, constitui-se no principal elemento de contribuição à diminuição dos níveis de inadimplência das empresas brasileiras.
“Ou seja, o ciclo de aperto monetário não deverá ser empecilho à manutenção desta trajetória gradual de queda da inadimplência das empresas”, analisam os economistas da Serasa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar