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Perspectiva aumenta para consumidores e empresas

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor cresceu 1,7% em fevereiro de 2011, o sétimo avanço mensal consecutivo, atingindo o nível de 97,8. Este resultado sinaliza que a inadimplência do consumidor deverá continuar se elevando ao longo do primeiro semestre de 2011, podendo estender esta trajetória de elevação para os meses iniciais do próximo semestre.
O maior grau de endividamento dos consumidores, a elevação da inflação, o encarecimento do crédito e as perspectivas de um crescimento mais brando da economia e do mercado de trabalho neste ano de 2011, devem proporcionar maiores dificuldades para as pessoas honrarem seus compromissos, pressionando os níveis de inadimplemento a curto e médio prazos.

Sem descontrole

Os economistas da empresa ressaltam que, apesar da sequência de elevações, o indicador ainda permanece abaixo do nível 100 (o que sinaliza um patamar inferior ao padrão histórico brasileiro). “Desta forma, a elevação dos níveis de inadimplemento dos consumidores não configuraria, por ora, descontrole, mas um movimento de retorno aos patamares históricos”, salientaram, no texto da pesquisa.
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas cresceu 0,5% em fevereiro de 2011, atingindo o patamar de 90,2, no terceiro avanço mensal consecutivo. Conforme os economistas, isso sinaliza que a inadimplência das empresas deverá sofrer ligeiras elevações com o menor ritmo de crescimento da economia e com as condições de crédito menos favoráveis em 2011.
“Os juros mais elevados e os prazos menos elásticos exercerão pressões sobre o custo financeiro das empresas, num contexto de menor expansão da geração de caixa das empresas. Tal combinação favorece o surgimento de repiques, ainda que modestos, dos níveis de inadimplemento das empresas”, concluíram os economistas da Serasa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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