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Pérolas de vendas

Convenção de vendas é um grande barato!
Ela oferece o­­­­­­por­­­­­­tunida­des de rever e fa­­­zer amigos, aprender no­vos­­­ conceitos e técnicas.­ São momentos que nos per­­­mitem relembrar tudo aqui­­­lo que sabemos e qua­­­se nunca fazemos, mas pro­­­­­­­­­­­metemos que a partir dali tudo vai ser di­ferente. Assistimos a inúmeras apre­­­­sentações de fornecedores, bem como sobre suas inovações e argumentos de vendas.

Participamos de pales­tras­­­­ e treinamentos que nos reciclam e nos desenvol­vem­ como profissionais. A me­­lhor parte de uma con-venção são as apresenta­ções­­­­­­ das novas campanhas­ de premia­ção com realiza­ção de sor­teios e fica me­lhor­ ainda quando ganhamos alguma coisa.

Convenções de vendas são momentos mágicos, úni­­cos… Mas o que eu mais gosto mesmo é de estar nas populares rodinhas de conversa em volta das mesas de coffee break, onde posso ouvir e aprender com cole­gas vendedores. E nesses anos todos, atendendo empresas em seus eventos, co­lecionei algumas frases que desejo agora compartilhar com você. Eu as chamo de Pérolas de Vendas. São frases fantásticas, algumas­ de uma simplicidade e verdade ta­­­­­­­manhas que chegam a as­­­sustar, além de serem mui­­­to divertidas.

A primeira é: “Se você não faz parte da solução, faz parte do problema!” – Essa é normalmente dita por gerentes, ao darem aquele recadinho de for­ma indireta aos que não atingem as metas. Vamos esquecer o lado ameaçador da coisa (a famosa degola!) e pensar nesta frase pelo lado po­­­sitivo. A pergunta que vo­­­­cê tem que se fazer todos os dias é: Em que eu estou ajudando meu cliente? A reduzir custos, a aumentar­ a lucratividade, a qualida­­de ou produtividade? Eu agrego valor à empresa em que trabalho? Esteja sempre do lado da “solução”.

Segunda: “Depois que in­­­ventaram o ‘tá ruim’, nin­guém mais disse ‘tá bom!” – Essa é ótima! Quando você visita o cliente e per­gunta pra ele como andam os ne­gócios, a resposta é qua­se sempre a mesma: “Tá fraco”, “tá ruim” ou “já esteve me­lhor”. O impressionante é que o país está crescendo. Ano após ano as vendas aumentam e eu nunca encontro alguém que diz: “Tá bom demais!” Não pergunte ao seu cliente se seus negócios vão bem, pergunte se gostaria de aju­­­­da para vender mais.

A terceira é: “Quem pe­­­­­de recebe, mas quem se desloca tem preferência!”­ – Dizem que o autor da fra­­­­­­se é Gentil Cardoso, ex-técnico de vários clu­bes­ ca­­­riocas, como Fla­men­­­­go­ e Botafogo. Mui­tos acreditam que ele foi um dos descobridores de Garrincha. A­qui a explicação é simples:­ seja pró-ativo, não espere e faça acon­tecer. Ino­ve, prospec­­te, crie opor­tunidades.

Em quarto lugar: “Sem­pre fica um pouco de perfume nas mãos de quem entrega flores!” – Essa é linda! Chegue sempre com um be­­­lo sorriso, bem disposto, apresentável e com um in­­teresse genuíno em resol­ver os problemas do clien­te. Esqueça a comissão e pen­­­se na so­lução, na resposta. Dinheiro sobrando é sempre conse­­quência de um bom traba­­lho realizado.

A quinta frase diz: “Para vender bem tem que ter pre­­ço e produto bom!” – Essa de tão óbvia que chega a doer. Mas este é um dos prin­cípios da competitivida­­de, ou seja, qualidade e pre­­­ço compatível com o que o mercado oferece.
Pode também ser uma boa desculpa para quem não atinge as metas ou um alerta quando muita gen­te diz isto para você. O fato maior é que se toda empre­­­sa tivesse o melhor produto e o menor preço, não precisava de vendedor, bastava ter um excelente call center e uma boa mídia no mercado que o produto se vendia sozinho. E é para isso que existem os profissionais­ de vendas. Para mostrar o quan­to você, sua empresa e os produtos que você oferece podem contribuir no crescimento do seu cliente.

A sexta é última diz o se­guinte: “Fé em Deus e pé na tábua!” – Quem tem fé vai mais longe, levanta com firmeza quantas vezes for necessário e sabe que nunca está sozi­nho. Agradeça sem­­pre ao criador pelo trabalho que você tem e

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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