Pesquisar
Close this search box.

‘Pérola azulada’ é o novo single da cantora Karine Aguiar

‘Pérola azulada’ é o novo single da cantora Karine Aguiar

‘Pérola azulada’, uma alusão ao planeta Terra. Este é o título do single que a cantora Karine Aguiar acabou de lançar integrando seu primeiro DVD. A letra da música é de autoria dos compositores macapaenses Zé Miguel e Joãozinho Gomes e traz uma mensagem de positivismo, ideal para ser ouvida nos dias atuais.

“O single foi lançado há uma semana e tem tido uma ótima resposta nas redes sociais. Ficamos receosos em lançá-lo neste momento em que o Brasil, e especialmente Manaus, vivem um momento tão delicado com a pandemia, pois, não queríamos ser desrespeitosos com nossos amigos e familiares falecidos e internados por covid neste momento. Eu e minha equipe de produção tivemos muitas reuniões e dialogamos à exaustão até que chegamos à conclusão de que deveríamos lançar, pois, a mensagem da música é bastante positiva, traz esperança”, falou Karine, da Itália, onde está morando atualmente.

O DVD teve a direção artística do cineasta Henrique Saunier Michiles e foi filmado em dezembro de 2019, no Teatro Amazonas, com a participação da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, do Coral Musikart, e do quarteto Jungle Jazz, que acompanha Karine há uma década, por sinal, o quarteto conseguiu uma sonoridade particular que combina jazz e a música nativa da Amazônia. Os arranjos para orquestra, coro e small jazz ensemble são de autoria do maestro Antonio Giacometti, compositor reconhecido na Itália por diversas premiações de suas peças e pelo seu trabalho como educador musical em universidades e conservatórios do norte da Itália.

O DVD foi filmado no Teatro Amazonas, com a participação da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica

O projeto do DVD foi financiado integralmente com recursos do Edital de Conexões Culturais da Manauscult e apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Cidadã do mundo

Em menos de dez anos, Karine conseguiu transformar sua carreira artística num empreendimento de sucesso, por isso viaja o mundo realizando shows, sempre acompanhada de músicos de renome internacional.

“Eu e minha equipe somos (literalmente) uma família. Meu marido Ygor Saunier gerencia meu executivo junto com nossos parceiros na Saunier Music Produções. Além disso, também é baterista do meu quarteto Jungle Jazz, onde compartilhamos a direção artística dos meus shows e do meu material fonográfico e audiovisual. Os demais músicos que compõem o quarteto Jungle Jazz (Anderson Farias, piano; Hudson Alves, contrabaixo; e Marcelo Figueiredo, guitarra) estão comigo há uma década em uma sintonia muito fina. Criamos tudo juntos e somos muito amigos também fora dos palcos”, contou.

A Saunier Music Produções ainda trabalha com produtores executivos e diretores musicais em São Paulo, Nova York, Paris e na Itália, por onde a artista circula como uma artista amazonense internacional.

“Gosto de ser uma ‘cidadã do mundo’, mas minha casa é Manaus. Nos últimos quatro anos me dividi entre Manaus, Campinas e São Paulo por conta do meu doutorado em Ecomusicologia, na Unicamp. Minha carreira não me permite residir em tempo integral em Manaus, pois venho trabalhando em muitos projetos internacionais desde 2012, quando gravei meu primeiro disco ‘Arraial do Mundo’, em Nova York. Desde lá, tenho rodado bastante, mas sempre retorno a Manaus, pois minha casa é aí. Atualmente, estou residindo na Itália (província de Firenze, região da Toscana) e ficarei aqui por todo o ano de 2021 para realizar projetos acadêmicos e artísticos”, revelou.

O maior projeto

‘Pérola azulada’ é uma amostra de ‘Jungle Jazz: uma sinfonia amazônica’, primeiro DVD de Karine, produzido em colaboração com o maestro italiano Antonio Giacometti. Em sua execução, o DVD teve uma equipe de mais de 120 pessoas trabalhando, dentre produtores executivos, músicos, cantores, mestres de cultura popular, bailarinos, profissionais de audiovisual, maquiadoras, figurinista, iluminadores e engenheiros de áudio, todos profissionais de Manaus, exceto o engenheiro de áudio, Clement Zular, de São Paulo, e o maestro Giacometti, que escreveu todos os arranjos.

“É o maior projeto da minha carreira e eu estou realmente orgulhosa desse trabalho, pois reafirmamos que é possível fazer uma produção com padrão de excelência internacional envolvendo tanto os mais jovens quanto os mais experientes profissionais amazonenses”, afirmou.

Recentemente a carreira de Karine se abriu ainda mais para o mercado internacional através de sua participação com a banda italiana Gen Rosso no single ‘A joy reborn’, num concerto de Natal transmitido para mais de 150 países.

Sobre o lançamento de ‘Pérola azulada’, os comentários têm sido os melhores possíveis, como “essa música me fez recuperar a esperança no futuro”, “é uma obra-prima”, “me fez retornar a um tempo de minha inocência infantil”, dentre outros.

“É um vídeo que realmente tem emocionado muita gente. Essa música traz essa proposta de reconexão com a natureza que, penso que é o nosso grande desafio para este século se quisermos continuar a aventura humana na Terra”, concluiu.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar