Pesquisar
Close this search box.

Pequenas contratam metade da mão de obra

As micro e pequenas empresas contrataram 52,3% da mão de obra formal do país, mas responderam apenas por 20% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, de acordo com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A base de dados do Anuário é de 2008 e foi feita em conjunto com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos).
Em países europeus, a proporção é outra. As micro e pequenas empresas alemãs empregam 41% dos trabalhadores com carteira assinada, mas produzem 33% da riqueza nacional.
Os pequenos negócios estão se concentrando cada vez mais no interior do Brasil. 64,9% dos funcionários estão longe das capitais, diz o estudo. Se no Brasil, a maioria trabalha com comércio e serviço, na França, as pequenas vinícolas explicam a participação em 39% do PIB, afirma Leonardo Mattar, analista de gestão estratégica do Sebrae. 45% dos trabalhadores formais franceses estão nos pequenos negócios.
O Sebrae informa que dos 5,8 milhões de negócios formais existentes no Brasil, 99,2% (mais de 5,7 milhões) são empresas de micro e pequeno porte. Os 13,1 milhões de empregados nessas empresas correspondem a 52,3% das carteiras assinadas do país, que somam no total 24,9 milhões. O Sebrae leva em conta apenas trabalhadores com carteira assinada.
Na Itália, 68% da mão de obra se concentra em micro e pequena empresa e responde por 55% do PIB. No Reino Unido, os 39% dos trabalhadores formais estão em pequenos negócios e produzem 34% da riqueza nacional. O Sebrae usou dados do Sba Factory Sheet da Comunidade Europeia de 2009.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar