Pesquisar
Close this search box.

Pense e enriqueça: as leis do triunfo

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Articulistas%201/faber%20num.jpg

Percorrendo as lembranças dos meus treze anos, deparo-me com a imagem de quando, pela primeira vez, fiquei frente a frente com a coleção com capa dura na cor vermelho carmim. Eram dezesseis livros pequenos,  com letras douradas escritas “A lei do triunfo” de Napoleon Hill. Estavam organizados em uma pequena estante. Pertenciam a Henrimar Pontes, no momento em que falava de sua coleção, notava que seus olhos brilhavam. Afirmava que nas mais de 700 páginas, daqueles pequenos livros vermelhos, estavam escritas as 16 leis que poderiam conduzir qualquer homem ao sucesso, triunfo e êxito no campo financeiro, pessoal e coletivo.

Andrew Carnigie, o magnata do aço, concedeu uma entrevista ao  jovem repórter Napoleon Hill. À medida que o tempo transcorria Carnigie foi arrebatado por uma ideia curiosa, assim sendo lhe propôs um trabalho minucioso. Encomendou-lhe uma pesquisa detalhada sobre as características principais, os pontos comuns das vitórias de pessoas de sua época, e, cujo resultado  poderia servir de mapa em direção ao sucesso. Ele aceitou, contanto que tivesse um tempo justo para concretizar o seu trabalho: 20 anos.

Nas duas décadas, pesquisou, estudou e entrevistou as pessoas mais ricas e poderosas, classificando as suas características comuns, isto é, as ações que os conduziram ao êxito. Convém lembrar que o resultado daquela longa pesquisa tornou-se um curso de 16 lições. Somente mais tarde, em 1928, foi publicado com o título de “A lei do triunfo” — com mais de 700 páginas. No ano de 1937 foi publicado o título “Pense e enriqueça” — com pouco mais de 200 páginas —  uma espécie de simplificação do seu primeiro livro. Este se tornou best-seller, atravessando gerações. Presente na lista dos livros mais vendidos, durante todos esses anos. Segue as 16 leis do sucesso, resultado de mais 16 mil entrevistas, entre as quais as dos 500 milionários em destaque daquela época:

  1. Associação “entre pessoas com o mesmo pensamento”.
  2. Objetivo principal definido.
  3. Confiança em si mesmo.
  4. Economia.
  5. Iniciativa e liderança.
  6. Imaginação.
  7. Entusiasmo.
  8. Autocontrole.
  9. Fazer mais que a obrigação.
  10. Personalidade atraente.
  11. Pensar com exatidão.
  12. Concentração.
  13. Cooperação.
  14. Fracasso “aprenda com os erros”
  15. Tolerância.
  16. A regra de ouro “tratar os outros como a si mesmo”

Apesar do fato das ideias de Hill serem refutadas, pois, muitos alegam que elas nunca o  tornaram milionário, fato este irrelevante perante as contribuições significativas das suas obras para a evolução pessoal, e,  pelo seu caráter pioneiro no campo do desenvolvimento humano. Além disso, a conclusão da sua pesquisa influenciou e continua influenciando, positivamente, pessoas, mesmo após quase cem anos do lançamento dos livros “A lei do triunfo” e “Pense e enriqueça”. A The Napoleon Hill Foundation (EUA) oficialmente se encarrega da preservação e divulgação das suas obras em várias partes do mundo.

As leis de Napoleon Hill podem jamais, transformar alguém em um novo milionário, embora, certamente, podem torná-lo alguém muito melhor. Os ensinamentos identificados nas leis do triunfo, bem verdade, trata-se de conhecimentos universais conhecidos, dos 16 conceitos apresentados apenas o do Marster Mind é o desconhecido. A sistematização da mente mestra (Master Mind) é a primeira lei do sucesso percebido por Hill, nas suas pesquisas, as pessoas realizadoras, comumente, reunem colaboradores para seus projetos, formando assim uma comunhão de pensamentos em torno do objetivo a ser alcançado.

*Faber Num é escritor            

Faber Num

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar