1 de julho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Pensar além do óbvio é o segredo

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), conduzida pelo instituto Locomotiva revela que a não contratação de um profissional por uma empresa esbarra no perfil não satisfatório do mesmo. Atualmente há 14,08 milhões de desempregados em todo o país.
A pesquisa “A cabeça de quem contrata” foi feita em março passado com 220 profissionais -88 CEOs de grandes empresas e 132 diretores e gestores de RH -na fase quantitativa e 5 CEOs e 4 executivos de RH na fase qualitativa. O resultado mostra que 53% dos entrevistados consideram difícil encontrar profissionais para vagas em nível gerencial que sejam inovadores e pensem “fora da caixa”. A falta de capacidade para atuar no mercado global é apontada como um problema por 46% dos altos executivos.
Também chegam a 46% os entrevistados que apontam como dificuldade o fato de os candidatos não se sentirem donos do negócio. Ainda segundo a pesquisa, 44% dizem não encontrar nesses profissionais o espírito empreendedor, ou seja, eles não pensam em propostas inovadoras. E para que o profissional não esbarre nessa problemática e caia nesta e estatística, o presidente da Lide SP, Marcos Scaldelai, oferece várias dicas de comportamento para que o mesmo conquiste a sua tão sonhada vaga.

Ficam as dicas
Para Marcos, o profissional que está pleiteando um vaga de emprego deve impressionar desde à primeira vista. “Pois todos nós, a todo momento, estamos vendendo algo, nossa própria imagem é a primeira delas. Considere que essa é a grande oportunidade da sua vida e fale aquilo que te diferencia da grande maioria. E nunca olhe só para o próprio umbigo, pois não é porque você está conseguindo atingir os resultados esperados pela empresa que você não deve se preocupar com o desempenho dos seus colegas. Ofereça ajuda sempre que for conveniente, afinal, a empresa só caminha quando todas as engrenagens estão funcionando”, informa ele.

Outra dica valiosíssima dada por ele é que o candidato não suponha, saiba melhor do que ninguém. “Uma vez que buscar sempre o conhecimento é a melhor alternativa para conseguir alcançar os objetivos. Está com dúvidas ou não tem certeza? Elimine da sua vida o vício da suposição e busque sempre se atualizar e melhorar”. Pois para o presidente, ficar preso ao antigo deve ser evitado. “Evite ficar pensando que toda empresa é igual a anterior. Muita coisa que funcionava até agora não terá resultado igual, ou precisa ser executada com adaptações, afinal, mudar tudo também tem o seu perigo. O que mais se fala hoje em dia é para voltar ao básico bem-feito”.

Um outro problema analisado por Marcos e que deve ser anulado em uma entrevista de emprego, é enxergar barreiras sem necessidade. “Escute, mantenha a calma e comece a levantar alternativas para mudar determinada situação. Acione a sirene e seja proativo, não fique parado, observando demais ou permitirá que alguém tome a sua frente. É importante se mostrar uma pessoa proativa e com vontade de ajudar e de ver a empresa crescer”, avalia ele.

Dicas desafiadoras
Para Marcos, acreditar no impossível é sempre visto como uma forma positiva e desafiadora. “Mentalize a frase ‘Sempre dá para fazer diferente’. Brilhar é superar o impossível, então acredite mais em você e na possibilidade de reverter um não de um cliente. E seja um inconformado por natureza, pois quem é inconformado se nega a se limitar, mesmo quando tudo está indo bem. O “não” todo mundo já tem, então tem que mentalizar que tudo pode ser melhor, afinal, ninguém cresce sem sair da zona de conforto”.

Idealizador, o presidente da Lide SP indica que pensar “fora da caixa”, ou seja, colocar em prática boas ideias é o segredo do sucesso. “Mas isso não significa sair fazendo sem planejar. Que tal mirar na pedra preciosa e analisá-la de ângulos menos óbvios? Essa atitude ajuda automaticamente a conter a tentação de pegar, sem pensar antes, o caminho mais fácil e falsamente seguro”.

E finalizando suas dicas, Marcos acredita que o candidato deve se diferenciar pelos detalhes. “Não há espaço no mercado atual para quem fizer “mais do mesmo”. A preocupação com os detalhes é o que vai fazer você se diferenciar e não ser apenas mais um, então é importante ter visão e enxergar a necessidade de diferenciação para não ficar apenas reproduzindo o que funcionou no passado nem imitando o que o outro já fez”, conclui ele.

Sobre Marcos Scaldelai
Marcos Scaldelai tem 39 anos é um dos executivos mais admirados do mercado brasileiro. Formado em propaganda & marketing pela ESPM e com MBA em Gestão de Negócios na USP, passou com destaque por grandes companhias, como Instituto de Pesquisa e Mercado, Nielsen, General Mills e Bertin. Ingressou na Bombril em 2010, como diretor de marketing. Foi diretor comercial e se tornou presidente em 2013 com 36 anos. Em 2014 foi eleito como um dos executivos jovens de maior destaque no Brasil pela Revista Forbes e esteve na lista dos “100 Executivos que Fazem o Brasil Melhor”, elaborada pelo LIDE e Jovem Pan.

Para dividir os detalhes de sua trajetória de sucesso, Scaldelai publicou pela editora Gente seu primeiro livro, batizado como “99,9% não é 100%. Você pode mais! “. Na obra, o executivo descreve quatro competências que fazem a diferença para quem sonha em ser um executivo empreendedor, se destacar no mercado, crescer profissionalmente e se tornar um líder de sucesso. O livro virou um best-seller ultrapassando 20 mil exemplares de vendas.

Em setembro de 2015, foi nomeado pela Abramark (Academia Brasileira de Marketing) para ser integrante do Hall da Fama do Marketing no Brasil, que contempla os 87 melhores profissionais de marketing do país.

Em março de 2016 Marcos deixou a Bombril e virou empreendedor. Atualmente é presidente do Lide Interior de SP -região de São José do Rio Preto, apresentador do programa Pra frente sempre na TVig.com.br e tem sua empresa, a MHS Marketing & Sales Consulting, onde atua como Escritor, Palestrante, Mentor e gerador de Projetos de Crescimento.

Site: www.marcosscaldelai.com.br

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email