Pesquisar
Close this search box.

Pedro sobre as águas do Negro

São Pedro encerra os festejos da tríade de santos juninos (Santo Antonio, dia 13, e São João, dia 24), em grande estilo, neste domingo (29), com a realização, pelo 65° ano consecutivo, da procissão em honra dos pescadores e navegantes. A procissão seguirá pela orla direita do rio Negro partindo do porto das catraias, no Educandos, neste ano pela manhã (por causa do jogo entre o Brasil e o Chile, ao meio dia), a partir das 9h.
Simão, conforme consta na Bíblia, ou Simão Pedro, como nos Atos dos Apóstolos, ou simplesmente Pedro, para os cristãos, foi um dos doze apóstolos de Cristo, considerado pela Igreja Católica como o seu fundador, o primeiro bispo e, consequentemente, o primeiro papa.
É padroeiro dos pescadores, pois antes de ser apóstolo de Cristo, essa era a sua profissão, porém Pedro e seu irmão André, também apóstolo, não eram simples pescadores, porque possuíam uma frota de embarcações.
Pedro conheceu Cristo por acaso quando este pediu lugar num dos seus barcos para pregar, do rio, a uma multidão que o aguardava na margem. Ao final da pregação Pedro falou a Cristo que pescara a noite inteira, mas não conseguira fisgar nenhum peixe, ao que Jesus lhe disse para atirar as redes num determinado local, com águas mais profundas, no que foi atendido. As redes vieram tão carregadas de peixes que rasgaram devido o peso fazendo Pedro se prostrar diante de Cristo. Então, este lhe pediu que o seguisse e ele prontamente aceitou.
Não se sabe ao certo como Pedro morreu, mas acredita-se que tenha sido martirizado entre 64 e 67 d.C. Seu túmulo, descoberto em 1950, está localizado na basílica que leva seu nome, no Vaticano.

Salva de fogos em cada parada

Em Manaus, a primeira procissão em homenagem a São Pedro aconteceu em 1949 tendo se tornado, com o passar dos anos, numa das mais concorridas entre os católicos. No ano passado cerca de 400 embarcações de todos os tamanhos participaram do trajeto.
“Este ano, por causa do jogo da seleção brasileira à tarde, os festejos em honra do santo vão acontecer pela manhã”, falou o pároco Amarildo Luciano. Às 7h será realizada a missa na igreja de N. Sra. do Perpétuo Socorro, no Educandos, com a benção das chaves, das viúvas e dos pescadores. Às 9h, os fiéis seguem em direção ao porto das catraias, onde teve início a primeira procissão, em 1949 levando a imagem do santo pintada num quadro. A imagem seguirá numa balsa, na qual só poderão entrar fiéis previamente cadastrados na igreja de N. Sra. do Perpétuo Socorro. Na balsa, o arcebispo dom Sérgio Castriani e a tradicional banda da Polícia Militar executará canções e hinos de louvor durante todo o trajeto. O percurso da procissão demora aproximadamente três horas, com cinco paradas previstas em pontos dispostos nas margens do Negro e no próprio rio, começando com a parada em frente ao roadway no bairro de São Raimundo (estaleiro São Pedro), depois na Compensa (Ponta do Ismael), na comunidade São Pedro, onde o arcebispo dom Sérgio abençoará os fiéis; e sob a ponte Rio Negro (o mais novo ponto turístico de Manaus). No retorno, a quinta parada, e no porto Chibatão, escolhido pela arquidiocese como o último local de parada desde 2012, por ser o principal porto do Norte do país e pela sua importância econômica e social para Manaus e para a região. Em todos os pontos a procissão será recebida com salva de fogos, mas no Chibatão a salva demorará por 15 minutos, como aconteceu nos dois anos passados.
No retorno, a procissão chegará ao terminal pesqueiro da Panair, seguirá para a igreja de N. Sra. do Perpétuo Socorro onde a imagem receberá as bençãos do arcebispo e as atividades, mais uma vez por causa do jogo da seleção brasileira, serão encerradas, só voltando às 18h com início do arraial e da missa, às 19h. Durante o arraial acontecerão as premiações das embarcações mais enfeitadas e animadas do cortejo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar