O arco de alianças acirra o tabuleiro eleitoral em Manaus. A maior expectativa gira em torno da divulgação, ontem, de um vídeo do ex-vice-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na publicação, ele anunciou que somente apoiará a candidatura do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair à Prefeitura de Manaus.
Endereçada aos eleitores da capital, a publicação caiu como uma bomba no cenário político estadual. Dias antes, o deputado estadual Roberto Cidade (UB) anunciou como vice o Coronel Alfredo Menezes (PP), ex-superintendente da Suframa, para disputar as eleições deste ano. “Vocês sabem quem tá com Bolsonaro, tá com Capitão Alberto e com a professora Maria do Carmo”, ressalta o ex-presidente no vídeo. E acrescenta. “Nós temos um lado certo. Eu estou com o povo manauara e com o povo do Amazonas”, frisa. “O seu voto é para essa pessoa que sempre esteve do meu lado…não é como outras pessoas, quando interessa estão do meu lado, quando não interessa estão do outro lado”, falou, provavelmente alfinetando Menezes. Aliás, esse diferencial é um fato novo.
Presidida por Roberto Cidade, afilhado político do atual governador Wilson Lima (UB), a Aleam ( Assembleia Legislativa do Amazonas) sinaliza que grande parte das bancadas do Parlamento tendem para a direita, ao contrário de outras épocas na região. Porém, o que mais surpreende nesse jogo é Bolsonaro decidir pelos outros dois candidatos que não o Coronel Menezes. Aliás, lembremos que o ex-superintendente da Suframa tem investido diretamente na figura do ex-mandatário como álibi para angariar votos na região, mas vem acumulando fracassos nas vezes em que concorreu a cargos públicos no Estado. E disse até ser amigo íntimo de Bolsonaro(estudaram juntos na academia militar, são compadres, segundo ele), chegando a revelar ter o DNA do presidente, peculiaridade sui generis (na sua visão) para sinalizar sua grande proximidade com o ex- -presidente da República.
Portanto, o desfecho desse imbróglio (Menezes ou Capitão Alberto) junto a Cidade abre precedentes para muitas especulações na briga política pela Prefeitura de Manaus, hoje ocupada pela gestão do prefeito David Almeida (Avante). “Manaus precisa de alguém que esteja disposto a trabalhar. Estou pronto, porque tenho o coronel Menezes do meu lado, tenho esse exército de vereadores. Estou pronto porque tenho deputados estaduais e federais ao meu lado”, disse Cidade ao anunciar o seu vice para este ano.
Vale lembrar que Menezes e Alberto não se bicam faz tempo. Nos últimos tempos, protagonizaram muitas polêmicas e ataques e contra-ataques, cada um tentando mostrar quem é a principal liderança do PL no Amazonas, ao qual Bolsonaro é filiado e dita as tendências da sigla.
Na eleição de 2022, Alfredo Menezes foi candidato ao Senado com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele obteve 737.875 votos, perdendo para o senador Omar Aziz (PSD), que foi reeleito com 784.007 votos. E, desta vez, parece que o jogo se inverteu, com Bolsonaro fechando com Capitão Alberto Neto para ser o vice de Roberto Cidade.
Neste fim de semana, David Almeida deverá definir o seu candidato a vice, como também as novas convenções partidárias que devem apoiá-lo na reeleição. Há muitas especulações sobre o assunto, com a expectativa de o prefeito manter o atual vice na nova disputa, segundo fontes políticas.
Outras convenções
Encostando em David Almeida nas intenções de voto como o possível novo prefeito de Manaus, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) anunciou a advogada e ativista PcD Nancy Segadilha (Cidadania) como vice na chapa para as eleições deste ano. O anúncio aconteceu na noite de terça-feira (30), no Sesi Clube do Trabalhador. “Acharam que seria uma pessoa do meio político, mas escolhemos uma pessoa que veio do povo”, disse o parlamentar que, em seguida, buscou Nancy Segadilha do meio da multidão e a levou ao palco.
Amom Mandel está no segundo ano do mandato de deputado federal e precisará abandonar o cargo, caso seja eleito para a prefeitura. Se isso ocorrer, será a segunda vez que o parlamentar deixará um mandato em aberto. Na eleição de 2022, ele trocou a função de vereador pela de deputado federal. Ele é o candidato da federação PSDB-Cidadania, presidida no Amazonas pelo senador Plínio Valério (PSDB), a quem Amom agradeceu pela articulação para confirmar o nome de Nancy Segadilha na chapa.
O PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), aliado da chapa à prefeitura, fez a convenção no mesmo evento. A federação PSDB-Cidadania lançou 42 candidatos a vereador e o PRTB, 41 nomes, para as próximas eleições. “Não serei uma vice decorativa. Aceitei o convite porque acredito na candidatura de Amom Mandel. Ele e eu temos os mesmos princípios, os mesmos objetivos”, disse Nancy. “Quero mostrar a força da mulher, a força da pessoa com deficiência. Precisamos de uma cidade que nos enxergue, que seja feita para todos e todas”, acrescentou a candidata.
Também na terça-feira (30), o PDT oficializou em sua convenção o apoio à candidatura de Marcelo Ramos (PT) a prefeito de Manaus. A sigla anunciou uma chapa completa com 42 candidatos a vereador. O encontro foi realizado no Rancho Sertanejo, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. “Me sinto tão honrado de receber o apoio desse partido que preserva e perpetua a voz de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e carrega o legado de Jefferson Peres. Por isso é tão importante e simbólico receber esse apoio. É muito mais do que o apoio dos candidatos e militantes, é trazer para nossa chapa o legado e uma história de defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores e da educação”, afirmou Marcelo Ramos durante a convenção.