Pesquisar
Close this search box.

Pazuello diz que não será candidato pelo AM

Bombardeado na CPI da Pandemia do Senado, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello descartou, ontem, que será candidato ao governo e a senador pelo Amazonas nas eleições majoritárias de 2022. Ele disse que não está preparado para ocupar o cargo, desmentindo informações veiculadas pela internet.

Segundo Eduardo Pazuello, o movimento indicando que ele seria um pretenso candidato a governador ou senador no pleito do próximo ano não partiu dele. E disse ser praticamente impossível saber a origem dessas informações.

O depoimento de Pazuello à CPI era aguardado com muita expectativa. Ele está no centro de um ‘ninho de cobras’ que busca apontar culpados pela crise mais severa no sistema de saúde vivido pelo Brasil.

Ao ser ouvido pela primeira vez na comissão, Pazuello isentou Jair Bolsonaro (sem partido) sobre denúncias de que o presidente teria pressionado para o uso de cloroquina no tratamento contra o coronavírus. Sua fala divergiu do que afirmaram seus antecessores no ministério, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. E chegou a desmaiar de tanta pressão exercida pelos senadores. Mas retomou os depoimentos, nessa quinta-feira (20),

Posse

O Tribunal de Justiça do Amazonas deu posse, ontem, a dois novos desembargadores. Assumiram o cargo Abraham Filho e Onilza Gerth nas vagas deixadas por Aristóteles Thury, vítima de Covid-19, e Sabino Marques, que se aposentou em março deste ano. Realizada de forma híbrida (presencial e online), a solenidade foi prestigiada por várias autoridades do Estado, além do atual presidente do TJAM, desembargador Domingos Chalub Filho, que comandou a cerimônia.

Prefeito

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), assumiu, ontem, a vice-presidência na Região Norte do Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras). A posse aconteceu durante a 80ª Reunião Geral da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), realizada de forma virtual. Almeida promete aumentar a cobertura vacinal contra a Covid-19 na capital e nos municípios da Região Metropolitana.

Eletrobras

O governo federal espera levantar bilhões de reais com a possível privatização da Eletrobras. A Câmara dos Deputados acaba de aprovar a medida que permite a venda de parte da estatal para a iniciativa privada. A proposta ainda precisa, porém, ser referendada pelo Senado. A fatia das ações federais pode cair de 61% para 45%.

Bueiro

Avança na Câmara Municipal de Manaus o projeto de lei para a instalação do ‘bueiro inteligente’ que pode prevenir estragos e transtornos causados pelas chuvas na capital. Obsoleto e antigo, o atual sistema mostra-se incapaz de evitar obstruções na rede de escoamento. As águas se acumulam, alagam as vias, segundo argumenta o vereador Everton Assis (PSL), autor da nova proposta que tramita no legislativo.

CPI

O governo o Amazonas divulgou, ontem, nota dizendo que o Estado nunca recusou qualquer tipo de ajuda para o enfrentamento à pandemia de coronavírus, principalmente na fase mais aguda da crise sanitária na região. O texto é uma resposta às declarações de Eduardo Pazuello na CPI do Senado. O ex-ministro da Saúde disse que o Planalto desistiu de uma intervenção após ouvir a atual gestão estadual.

Onda

A Covid-19 está sob controle no Amazonas, mas especialistas já falam em uma possível terceira onda da pandemia com o relaxamento das medidas de restrição às atividades econômicas e do  isolamento social. Analisando indicadores sobre a doença entre 10 a 16 de maio, o professor Henrique dos Santos Pereira aponta que os índices ainda são elevados e alerta para o risco de um novo pico de disseminação do coronavírus.

Bananas

O setor primário ganha incremento no Amazonas, principalmente com mais incentivos a pequenos e médios produtores. As ações também alcançam índios. O programa estadual Agro adquiriu 10 toneladas de banana in natura de seis famílias da Associação Indígena de Produtores Rurais El Shaday, em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). Em Benjamin Constant e Atalaia do Norte, técnicos orientam agricultores.

Startups

As startups agradam cada vez mais o mercado consumidor. A opção aparece como um fenômeno e desafia modelos existentes para uma infinidade de negócios. São novos tempos que eclodem na esteira de um maior uso das ferramentas remotas, uma necessidade para frear o avanço da pandemia. E quem ganha é a atividade econômica.

Enchente

No Amazonas, é grande a possiblidade de que a enchente deste ano supere a marca  de 29,97 centímetros registrada em 2012, um recorde na história das cheias nos últimos 100 anos no Estado. Segundo dados mais recentes, a subida das águas continua devido às intensas chuvas. Em Iranduba, produtores agrícolas amargam grandes prejuízos, como também em outros municípios ribeirinhos.

FRASES

‘Em nenhum momento declarei que seria candidato ao governo ou a senador pelo Amazonas nas eleições de 2022. Essas informações não partiram de mim”.

Eduardo Pazuello. Ex-ministro da Saúde.
recesso

“Os garis não pararam de trabalha durante a pandemia de coronavírus, colocando suas vidas em risco. Eles merecem ser homenageados”

David Reis (Avante), presidente da Câmara Municipal de Manaus.
Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar