Pesquisar
Close this search box.

Passo a Paço começa com extensa programação no Centro

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/09Setembro/0/0909_GUIA%201_passoaaa(1).jpg

1 – Megaestrutura e atrações de peso levam o povo de volta ao Centro

Às vésperas do início de um dos maiores festivais multiculturais da Amazônia, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, apresentou a megaestrutura montada pela prefeitura para a realização do Passo a Paço 2019. Gigantescos palcos, atrações de peso, megaestrutura de segurança, trânsito e circulação; sem falar da exuberância de gastronomia. Tudo isso para levar a população de volta ao Centro histórico. Onde essa terra começou.

“O Passo a Paço chega a sua sexta edição e o que começou grande ficou enorme, reunindo culinária, que para mim é a nossa maior expressão, música internacional, nacional e local, além da rica cultura do nosso belíssimo Museu da Cidade de Manaus. O Passo a Paço é uma iniciativa cultural muito expressiva e que já se tornou política pública, integrando o Calendário da Cidade”, destacou o prefeito Arthur Neto. 

Com atrações nacionais e internacional, além de shows inéditos de artistas locais, o Festival Passo a Paço 2019, acontece a partir de hoje, dia 5, até 8 de setembro. A programação integra as ações em homenagem aos 350 anos da cidade de Manaus. Será mais uma homenagem dentro da grande programação dos 350 anos da cidade.

Novo acesso 

Uma das principais mudanças nesta edição do evento será quanto à saída dos dois palcos principais. O público que estiver no palco Plataforma Malcher terá que sair, exclusivamente, pela rua Visconde de Mauá e caso deseje seguir para o palco da Banana terá que caminhar pela travessa Vivaldo Lima (rua da TS Club) e entrar, novamente, na área portuária. Caso deseje voltar à praça Dom Pedro II, deverá seguir pela rua Taqueirinha. 

Já o público que for ao palco da Banana poderá sair pelo estacionamento do porto (mesmo local de entrada, ao lado da Asya Fashion) e ainda por um novo acesso, passando pela Capitania dos Portos e terminal de cargas, saindo ao lado do mercado Adolpho Lisboa, na Manaus Moderna. 

Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estarão presentes nas principais vias de acesso ao público para orientar condutores e pedestres.  

“Este ano, o evento tem novos acessos para facilitar e dar mais comodidade ao púbico. Teremos também o serviço de pronto atendimento de saúde, participação dos catadores e a nossa Guarda Municipal para resguardar o patrimônio histórico. Haverá uma ampla participação das secretarias municipais e outros órgãos parceiros para, mais uma vez, darmos uma grande festa, a exemplo do que já fizemos em edições passadas e que consolidaram o Festival Passo a Paço como um dos maiores eventos da América Latina”, finalizou o diretor-presidente Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula. 

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, o Festival Passo a Paço é uma demonstração clara de que é possível aliar cultura, preservação, gastronomia e resgate histórico. “Lembro do primeiro ano do evento, quando as pessoas ainda não tinham a dimensão do que ele iria se tornar. O Passo a Paço é uma grandiosa festa da cultura, que valoriza as diferentes expressões artísticas, resgata a nossa identidade e chama atenção para Manaus e para a Amazônia”, concluiu.

Trânsito

A partir das 22h da quarta-feira, 4/9, o centro histórico da cidade passará por interdições  no entorno do Paço da Liberdade, na praça Dom Pedro II. A rua Governador Vitório estará interditada no trecho entre a rua Padre Ghisland e a Visconde de Mauá. O motorista que seguir pela Luiz Antony em direção ao Paço da Liberdade deverá, obrigatoriamente, dobrar à esquerda na Padre Ghisland (atrás do colégio Dom Bosco), seguindo em direção à avenida Epaminondas.

 A partir das 18h, a interdição poderá ser ampliada para rua Luiz Antony com a Alexandre Amorim, após a avaliação de agentes de trânsito sobre a movimentação de participantes e a segurança viária. O trânsito de veículos de passeio será permitido na avenida Epaminondas, a partir da rua Padre Ghislandi até a avenida Sete de Setembro.

Estacionamento 

A Prefeitura de Manaus alerta que está proibido o estacionamento na Epaminondas. Agentes de trânsito estarão na área para monitorar o trânsito e orientar os motoristas sobre desvios. Os moradores das ruas incluídas no perímetro interditado poderão acessar as residências pelas ruas Frei José dos Inocentes ou Visconde de Mauá.
A recomendação é para que motoristas estacionem nas avenidas Eduardo Ribeiro, Sete de Setembro, Lobo D’Almada, Joaquim Sarmento, Saldanha Marinho e 24 de Maio. 

Transporte

Durante todo o evento Passo a Paço, as linhas de transporte urbano que atendem o Centro Histórico de Manaus vão operar com frota de sábado e domingo e nos dias 5, 6 e 7/9 e realizarão mais duas viagens, após a meia noite. As linhas alimentadoras dos terminais T3 (Cidade Nova), T4 (Jorge Teixeira) e T5 (São José) terão horário de atendimento estendido, de acordo com a operação das linhas troncais.
As linhas que trafegam na rua Itamaracá, a partir das 14h, farão desvio pela rua da Instalação para acesso ao Terminal Central. O terminal das linhas 302 e 305 será transferido para avenida Floriano Peixoto nas proximidades da Bemol (em frente antigo hotel Amazonas), a partir das 15h, nos dias de realização do evento.

2 – CeeLo Green é a atração principal

Trazendo arte, gastronomia e música, o Festival Passo a Paço 2019 este ano terá mais de 30 atrações para a população e integra a programação de aniversário de 350 anos da cidade Como atração principal, esta edição traz o rapper, produtor musical e ator americano Thomas deCarlo Callaway, mais conhecido como Ceelo Green. Já as atrações nacionais ficam por conta de Ludmila, Zeca Pagodinho, Emicida, Baco Exu do Blues e os Caramelows, Roberta Miranda, Letrux, Jaloo, Fagner, Sidney Magal e o cantor amazonense Guto Lima.

Ceelo Green se apresenta no primeiro dia do evento, 5/9, no palco da Plataforma Malcher, situada dentro do porto de Manaus, às margens do rio Negro. Com influências do hip hop, funk e R&B, o artista se destaca por seu trabalho no soul, sendo dele o hit mundial “Crazy”, que alcançou a primeira posição em várias paradas de singles em 2016, além de “Cry Baby” e “Forget You”, ambas lançadas em 2010. Seu trabalho mais recente foi em 2015, com o álbum Heart Blanche.

3 – ‘Passinho’ é a experiência infantil

Inovando, mais uma vez, e pensando no lazer e segurança de crianças e jovens, o último dia do Passo a Paço 2019, o domingo, 8/9, será totalmente dedicado às famílias. Nesse dia, a programação cultural estará concentrada no palco Arena (estacionamento do Paço da Liberdade) e no Coreto, junto à Feira Gastronômica.

Uma das atrações é o grupo paulista Barbatuques que, além do vocal, utiliza a percussão corporal, sapateado e improvisação, que tornaram o grupo reconhecido e atuante tanto no meio artístico quanto educacional, resultando em espetáculos musicais, álbuns, treinamentos e oficinas que já foram levados a mais de 20 países ao redor do mundo.

Fecha a programação do “Passinho”, a dupla de comediantes do FutParódias, que já tem mais de seis milhões de inscritos no canal do YouTube com vídeos de paródias sobre futebol. 


 

4. Teatro : bonecos do grupo ‘Giramundo’ são atrações  

Um dos maiores sucessos de teatro de bonecos, o grupo ‘Giramundo’, será a grande atração das artes cênicas do Festival Passo a Paço 2019, da Prefeitura de Manaus. Vindo diretamente de Belo Horizonte (MG), os famosos bonecos ganharão uma exposição no Les Artistes Café Teatro e também realizarão intervenções artísticas pelas ruas do centro histórico durante os quatro dias do festival, que acontecerá de 5 a 8 de setembro. 

A exposição montada no Les Artistes Café Teatro contará um pouco da história do grupo, em comemoração aos seus quase 50 anos de existência. Aproximadamente 180 bonecos de diferentes estilos e tamanhos irão compor a exposição, apresentando cronologicamente as fases do Giramundo desde seu surgimento, nos anos 70, até os dias atuais. 

“Cada boneco é feito para espetáculos e depois ele se torna uma peça de exposição, então alguns bonecos estão na ativa e outros, não. Já para o cortejo, iremos levar seis bonecos chamados de bonecos “habitáveis” em que as pessoas vestem, estilo boneco de Olinda, mas não é a mesma coisa. O cortejo acontecerá sempre nas aberturas das atividades do festival”, explicou o produtor do grupo Giramundo, Ricardo da Mata. 


5. Novatos se mostram para a multidão

Novos nomes da música brasileira, como Letrux, Baco Exu do Blues, Jaloo e Liniker e os Caramelows, são atrações à parte do festival Passo a Paço deste ano. Conhecidos de uma pequena parcela do público que estará presente nos 4 dias de festa, essa é a chance que eles têm de aumentar seu raio de encantamento.

Eles são de diferentes estilos, mas têm em comum o poder de enfeitiçar a plateia por onde quer que passem por esse mundão. São figuras mesmerizantes. Suas vozes, seus estilos, suas atitudes, criam uma aura de magnetismo, impossível não se afetar por eles. Parece que esta é a chance que mais de 350 mil pessoas terão de se deixar incendiar por novas centelhas da música.

– Letrux, é uma atriz, escritora, cantora, compositora e instrumentista brasileira. Nos anos 2000, juntamente com o multi-instrumentista e compositor Lucas Vasconcellos, formava a banda Letuce. Em 2016, o grupo encerrou suas atividades. Em 2017, ela lançou seu primeiro álbum solo, intitulado Letrux em Noite de Climão, que foi eleito o 10º melhor disco brasileiro de 2017 pela revista Rolling Stone Brasil

– Baco Exu do Blues, está sendo conhecido como um dos maiores rappers da música contemporânea. Baco começou a ganhar popularidade após o lançamento da faixa Sulicídio, composta em 2016 com o rapper Diomedes Chinaski, onde ambos fazem críticas aos cenário nacional do rap, concentrado nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, reivindicando mais visibilidade para a produção musical de outros estados brasileiros. Dentre as principais características de Baco estão suas fortes metáforas com letras cruas e poéticas, que falam sobre amor, sexo, poder, religião e sociedade.

Em 2017, Baco Exu do Blues foi laureado como Artista Revelação pelo Prêmio Multishow de Música Brasileira. Na ocasião, o artista também teve a sua canção "Te Amo Disgraça" eleita a Canção do Ano pelos juris

– Liniker e os Caramelows foi formada em 2015 na cidade de Araraquara. Conta com Liniker nos vocais, Rafael Barone no baixo, William Zaharanszki na guitarra, Pericles Zuanon na bateria, Márcio Bortoloti no trompete e Renata Éssis no backing vocal. A banda, batizada de Liniker e os Caramelows, lançou seu primeiro EP em 15 de outubro, Cru, embalado pelo primeiro single, "Zero". Hoje, Liniker é um dos grandes artistas brasileiros da nova geração.

– Jaloo começou a carreira em 2010 realizando remixes e mashups especialmente entre artistas internacionais e nacionais, ganhando destaque com "Trouble Pretin", mistura de "Pretin" e "Double Boubble Trouble", de Flora Matos e M.I.A. Seu remix "Oblivion Loló", mistura de "Oblivion" e "Minha Vó Tá Maluca", de Grimes e MC Carol, recebeu elogios da cantora canadense original. Em 2014 lançou o EP Insight, com três músicas originais e um cover de "Oblivion", da Grimes, que ouviu e elogiou o cantor. Em 5 de outubro de 2015, Jaloo lançou "Ah! Dor!", o primeiro single de seu primeiro álbum. "Ah! Dor!" ganhou videoclipe e foi postado no YouTube. Em 31 de maio de 2018, interpretou uma drag queen em seu primeiro filme, Paraíso Perdido, ao lado de Júlio Andrade, Erasmo Carlos, Humberto Carrão e Marjorie Estiano.


6 – Cardápio do Passo terá opções veganas e regionais

 Mais que integrar sabores e temperos da culinária amazônica no cardápio, a feira gastronômica da sexta edição do Passo a Paço, que este ano acontecerá de 5 a 8/9, no Centro Histórico de Manaus, reunirá, num único lugar, um mix de opções, passando pela comida japonesa, indiana e vegana, além dos já tradicionais sanduíches gourmet, doces e sorvetes, presentes nas edições anteriores.

 Nessa edição, a lateral da praça Dom Pedro II, juntamente com a avenida 7 de Setembro e a rua Bernardo Ramos receberá 25 barracas, entre chefes, novos chefes e novos talentos, que reúne alunos dos cursos de gastronomia das faculdades de Manaus.

 Entre as opções gastronômicas estarão os estabelecimentos: Hereditário Pizzaria; Shin Suzuran; As Clarissas; Fast Temaki; Chef Zefinha Amazonas; Sr. Pasteleiro; Brownie.com; Chef Pio Câmara; Franco’s Pizza; Pizza Navona; Tandoor Mix; Délices Sucrés; Éstoria de Pescador; Pizza à Bessa; Hamburgueria e Tacacaria do Chef; Carne de Sol da Mara; Templo do Bacon; Voalá! Creperia; Chef Leila e Restaurante Papagaio’s. 

Já na categoria Novos Chefs, o espaço receberá os nomes Bulldog Dogueira e Marcelo Almeida, com várias opções de hambúrgueres de carne artesanal e acompanhamentos. 

E integrando o time da feira gastronômica do Festival Passo a Paço 2019, estarão alunos do curso de gastronomia das faculdades Uninassau, Uninorte e Senac-AM. 

Toda a área da feira gastronômica presente no entorno do paço irá dispor de mesas e cadeiras para o público, além de uma intervenção cenográfica. 

Food trucks 

Conhecidos como veículos estilizados e adaptados para produzir e servir refeições nas ruas, os food trucks também integram o time da gastronomia no festival. Seis dos oito trucks selecionados estarão localizados na área do palco da Plataforma Malcher, dentro do porto de Manaus, entre eles: Por Aí Food Truck; Taverna Beer; Rock Chef Food Truck; Nomade Boralá; Sr. e Sra. Pastel e Catraca Burger.  Já na área principal da feira gastronômica, estarão os trucks Gusta+ e Kombarão. 

O cardápio completo com todos os pratos e valores já está disponível no portal do Viva Manaus, na página especial do Passo a Paço 2019: https://vivamanaus.com/passoapaco2019/.  


7. Museu da Cidade abre as portas no evento

Entre as atrações culturais da 6ª edição do Festival Passo a Paço 2019, está o funcionamento do Museu da Cidade de Manaus, durante os quatro dias do evento. Esta será a primeira vez que o museu estará aberto ao público do Passo a Paço. Em 2018, durante o festival, o Paço da Liberdade, que abriga o museu, estava fechado para montagem da exposição permanente “A Cidade de Manaus: história, gente e cultura”. 

Além da beleza arquitetônica do histórico prédio, o museu reúne exposições tecnológicas, peças arqueológicas e artigos regionais. No local, o público poderá visitar as oito salas dispostas, sendo elas: “Afluentes do Tempo”, “Casas-Cabeças”, Banhos de Origens”, “Mercado”, “Rios Voadores”, “Arqueologia”, “Anéis de Crescimento” e “Sala dos Prefeitos”. Para quem quiser visitar, o espaço funcionará das 16h às 21h de 5 a 8 de setembro. 

Funcionamento

Localizado em frente à Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de Manaus, o Museu da Cidade de Manaus, em funcionamento normal, funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com última visita se iniciando às 16h20. A entrada é gratuita.

8. Programação completa

ONDE: No entorno do Paço da Liberdade, Praça Dom Pedro II e Porto de Manaus – Centro (confira o mapa completo, com todas as entradas e palcos, logo abaixo)
QUANDO: De 5 a 8 de setembro, a partir das 16h
QUANTO: Gratuito

05 de setembro (quinta)

Palco da Banana

16h30 às 17h30 – James Rios
18h às 19h10 – Roberta Miranda
19h40 às 20h40 – Saturno
21h10 às 22h20 – Jaloo
Intervalos – DJ BSRapha

Palco Plataforma Malcher

18h às 19h – May Seven
19h30 às 20h30 – Gramophone
21h às 22h20 – Ludmilla
22h50 às 0h – CeeLo Green
Intervalos – DJ Carol Amaral

Coreto

16h às 17h20 – Serginho Queiroz
17h40 às 19h – Sinézio Rolim
19h20 às 20h40 – Antônio Bahia
21h às 22h20 – Catraia Rock
Intervalos – Gandhicats

Praça Dom Pedro II

A partir das 16h – Feira gastronômica na rua Bernardo Ramos e avenida Sete de Setembro (consulte o site Viva Manaus para ver o cardápio)

Les Artistes Café Teatro

16h às 21h – Mostra “Mundo Giramundo”, do Grupo Giramundo

Museu da Cidade de Manaus (Paço da Liberdade)

16h às 21h (última entrada às 20h20) – Visitação ao Museu da Cidade de Manaus

06 de setembro (sexta)

Palco da Banana

16h30 às 17h30 – Mady e Seus Namorados
18h às 19h10 – Sidney Magal
19h40 às 20h40 – Anne Jezini
21h10 às 22h20 – Letrux
Intervalos – DJ BSRapha

Palco Plataforma Malcher

18h às 19h – Coletivo 333
19h30 às 20h30 – Bumba Meu Rock
21h às 22h20 – Fagner
22h50 às 0h – Emicida (feat. Drik Barbosa)
Intervalos – DJ Carol Amaral

Coreto

16h às 17h20 – Manauaras em Extinção
17h40 às 19h – Mão pra Riba
19h20 às 20h40 – Elisa Maia
21h às 22h20 – Pororoca Atômica
Intervalos – Gandhicats

Praça Dom Pedro II

A partir das 16h – Feira gastronômica na rua Bernardo Ramos e avenida Sete de Setembro (consulte o cardápio so site Viva Manaus)

Les Artistes Café Teatro

16h às 21h – Mostra “Mundo Giramundo”, do Grupo Giramundo

Museu da Cidade de Manaus (Paço da Liberdade)

16h às 21h (última entrada às 20h20) – Visitação ao Museu da Cidade de Manaus

07 de setembro (sábado)

Palco da Banana

16h30 às 17h30 – Lary Go & Strela
18h às 19h10 – Guto Lima
19h40 às 20h40 – Oblivion
21h10 às 22h20 – Baco Exu do Blues
Intervalos – DJ BSRapha

Palco Plataforma Malcher

18h às 19h – Santaella
19h30 às 20h30 – Baile da Papaizinha
21h às 22h10 – Zeca Pagodinho
22h40 às 0h – Liniker e os Caramelows
Intervalos – DJ Carol Amaral

Coreto

16h às 17h20 – Raulnei e Rainier de Carvalho
17h40 às 19h – Dan Stump
19h20 às 20h40 – Saravá
21h às 22h20 – Lótus
Intervalos – Gandhicats

Praça Dom Pedro II

A partir das 16h – Feira gastronômica na rua Bernardo Ramos e avenida Sete de Setembro 

Les Artistes Café Teatro

16h às 21h – Mostra “Mundo Giramundo”, do Grupo Giramundo

Museu da Cidade de Manaus (Paço da Liberdade)

16h às 21h (última entrada às 20h20) – Visitação ao Museu da Cidade de Manaus

08 de setembro (domingo) – Passinho

Arena

16h30 às 17h30 – Batalha de K-Pop com Gandhicats
18h às 19h10 – Barbatuques
19h40 às 20h40 – Show da Zelda
21h10 às 22h20 – FutParódias

Coreto

16h às 17h20 – Di Bubuia
17h40 às 19h – Marcella Bártholo
19h20 às 20h40 – Lorenzo Fortes
21h às 22h20 – Raylla Araújo
Intervalos – Gandhicats

Praça Dom Pedro II

A partir das 16h – Feira gastronômica na rua Bernardo Ramos e avenida Sete de Setembro 

Les Artistes Café Teatro

16h às 21h – Mostra “Mundo Giramundo”, do Grupo Giramundo

Museu da Cidade de Manaus (Paço da Liberdade)

16h às 21h (última entrada às 20h20) – Visitação ao Museu da Cidade de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar