15 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Passagem de transporte coletivo poderá ser paga via telefone celular

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), acompanha e cobra melhorias nos serviços prestados aos usuários do transporte coletivo de Manaus. Em breve, serão disponibilizadas plataformas de bilhetagem on-line, em que os usuários poderão utilizar o celular (Android ou iOS) para adquirir recargas, utilizar QR-Code para pagamentos, validar e gerenciar seus créditos eletrônicos de forma totalmente digital.

Passagem de transporte coletivo poderá ser paga via telefone celular

Assim que todo o processo for concluído, as cobranças das passagens urbanas serão efetuadas diretamente nos validadores dos ônibus, diminuindo a circulação de dinheiro nos coletivos e aumentando a segurança dos usuários. Manaus é a 10ª capital do país a receber esta solução de bilhetagem eletrônica.

Com a implantação e modernização da bilhetagem, os usuários ainda poderão utilizar uma “carteira digital” que será gerenciada por meio do aplicativo (app) “Cadê Meu Ônibus” e a conta abastecida com crédito e o pagamento da passagem realizada por QR-Code ou aproximação. Outra novidade será a possibilidade de fazer recargas dos cartões Passa Fácil, via PIX, e a validação instantânea dos créditos também por meio de PIX.

Os usuários de transporte ainda terão a opção de fazer recarga a bordo com o uso de cartão de crédito ou débito, por aproximação, direto nos validadores.

Para otimizar o sistema, será intensificada a biometria facial para evitar fraude no uso dos cartões com benefícios de Passe Livre, estudantil de meia-passagem e gratuidade.  Uma máquina fotográfica de alta resolução identifica o rosto do portador do cartão, evitando fraudes.

“O uso do telefone celular, do QR-Code e de outras formas para facilitar o acesso ao transporte coletivo é a nossa busca pelo atendimento de qualidade ao usuário, conforme a determinação do prefeito David Almeida. Estamos trabalhando para sanar problemas e criar novas soluções que gerem conveniência para quem precisa comprar créditos, se cadastrar e muito em breve, ter a sua carteira digital”, destaca o vice-presidente de Transportes do IMMU, Alexandre Frederico.  

Aplicativo

As vantagens do novo sistema ultrapassam a bilhetagem do transporte coletivo de Manaus, que atende 580 mil passageiros diariamente. A comunicação do GPS que transita com os validadores e que já estão em circulação nos coletivos, possui tecnologia e resposta para o Cadê Meu Ônibus, aplicativo que possui mais de 350 mil usuários ativos e que auxilia na busca por linhas, notifica quanto tempo falta para o ônibus chegar e faz planejamento de rotas, caso o passageiro não conheça o endereço de destino e linhas para chegar até ele.

O app também está recebendo atualizações do sistema e em breve estará com todas as opções de compra e carteira digital disponíveis.

Igarapé do Educandos recebe ação de limpeza

‘Todos os dias, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semulsp, recolhe 29,6 toneladas de lixo dos rios e igarapés da cidade, e nesta segunda-feira, 4/7, não foi diferente, com mais uma ação de limpeza realizada no igarapé do Educandos, zona Sul. Desde maio, a Semulsp intensificou a limpeza na orla dos bairros Aparecida e Educandos, e na Panair, zona Sul; São Jorge, zona Oeste, e também na Manaus Moderna, no Centro, além dos igarapés dos bairros Cachoeirinha e Compensa, entre outros locais.

“Estamos mais uma vez fazendo um trabalho de remoção dos resíduos descartados irregularmente e que vêm do rio. A orientação do prefeito David Almeida e do secretário Altervi Moreira é cuidar de todos os igarapés. Esse aqui sofreu muito com a subida das águas e com a grande quantidade de lixo que chega na enxurrada do igarapé do 40. Mas nossas equipes não param, todos os dias realizam a limpeza”, destacou o subsecretário da Semulsp, José Rebouças, que acompanhou os serviços no igarapé do Educandos.

Diariamente são percorridos 60 quilômetros de orla, para a execução da limpeza diária dos igarapés que também contemplam, igarapé do Franco, igarapé do 40, marina do Davi, porto da Ceam, praia da Lua, e ainda regiões rurais, como comunidades do Livramento, do Julião, da Abelha e de Nossa Senhora de Fátima.

Dados

De janeiro a maio de 2022 foram realizadas diversas ações de limpeza em mais de cem igarapés, córregos, orlas, praias de Manaus, o que resultaram em uma quantidade coletada de 4.474,57 toneladas de resíduos, média diária de 29,6 toneladas retiradas das águas, grande parte deste material – como garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos – poderiam ser reciclados, entretanto, os serviços fluviais geram um custo de R$ 1,5 milhão, por mês, aos cofres públicos.

Além da limpeza e coleta de lixo domiciliar diária, a Semulsp, por meio da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), vem realizando campanhas e ações de conscientização em todos os bairros da cidade, porta a porta, e por meio de redes sociais e ampla mídia. Existe também o grupo Garis da Alegria, que colabora com a campanha, inclusive com ações nas escolas municipais e estaduais.

Coleta agendada

Para evitar que materiais de grande porte como sofás, camas e geladeiras sejam descartados irregularmente nos igarapés ou em vias públicas, a Prefeitura de Manaus segue com o serviço de coleta agendada de grandes objetos. O programa recolhe objetos de grande porte, que serão descartados e funciona por agendamento, realizado via aplicativo de mensagens ou ligação. Para utilizar o serviço, é necessário entrar em contato com a Semulsp, por meio do WhatsApp (92) 98415-9563 ou 98459-5618.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email