Parlamento Amazônico realiza assembleia-geral em Boa Vista

Integração intrarregional da Amazônia, linhão de Tucuruí e oferta de voos na região são algumas das pautas a serem discutidas por deputados dos noves estados da Amazônia, nesta quinta-feira (20), em Boa Vista. A cidade vai sediar a primeira assembleia-geral do Parlamento Amazônico, um grupo que busca soluções para problemas vivenciados na região, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.
O encontro acontece na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, a partir de 9h. O legislativo roraimense está localizado na Praça do Centro Cívico, n. 202, no Centro da capital. Além dos deputados estaduais, a primeira assembleia-geral terá participação do titular da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Djalma Bezerra Mello, e do superintendente do Banco da Amazônia (no Amazonas e em Roraima), Miguel Nuno Seiffert.
A participação de representantes de entidades que atuem no desenvolvimento da Amazônia, como Sudam e Basa, “é essencial para que as assembleias-gerais do Parlamento Amazônico alcancem um resultado satisfatório, que é encontrar soluções para problemas dos amazônidas”, explicou o presidente do Parlamento Amazônico, o deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM).
A pauta de cada assembleia-geral é definida conforme as demandas da cidade que a recebe e de assuntos que interessam a todos os estados da região, como adiantou o presidente do Parlamento Amazônico, o deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM).
“O problema da aviação aérea, que é um serviço caro e escasso na região, diz respeito a todos os habitantes da Amazônia e será a primeira grande questão a ser levantada pelo Parlamento Amazônico. Vamos sair de lá com soluções. Queremos ir além do discurso político”, garantiu Sinésio. Ele disse que para debater este assunto e encontrar soluções o evento terá presença do diretor do Departamento de Política de Serviços Aéreos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Ricardo Chaves de Melo Rocha.
As assembleias-gerais do Parlamento Amazônico do atual biênio (2015-2016) foram definidas para ocorrer sempre em quintas-feiras, entre agosto de 2015 e abril de 2016. Cada encontro ocorre em uma capital da Amazônia, na sede do Poder Legislativo local. Confira o calendário completo:

– 20 de agosto de 2015, em Boa Vista (RR);
– 24 de setembro de 2015, em Macapá (AP);
– 22 de outubro de 2015, em São Luís (MA);
– 26 de novembro de 2015, em Rio Branco (AC);
– 10 de dezembro de 2015, em Belém (PA);
– 25 de fevereiro de 2016, em Palmas (TO);
– 24 de março de 2016, em Porto Velho (RO);
– 28 de abril de 2016, em Cuiabá (MT).

Programação da primeira assembleia-geral
9h Solenidade de abertura
10h Palestra Integração Intrarregional da Amazônia, com o superintendente da Sudam, Djalma Bezerra Mello
10h30 Palestra Integração da Amazônia, com o superintendente do Basa AM/RR, Miguel Nuno Seiffert Simões
11h Debates
14h Palestra Amazônia: Ambientalismo, Novo Colonialismo, com o jornalista Lorenzo Carrasco
14h30 Palestra Licença Ambiental do Linhão de Tucuruí, com o presidente da Funai João Pedro da Costa
15h Palestra A Licença Ambiental do Projeto Linhão de Tucuruí no trecho Boa Vista/Manaus, com o secretário-executivo-adjunto do Ministério de Minas e Energia, Francisco Romário Wojcicki
16h30 Palestra Avião Civil na Amazônia Legal, com o diretor do Departamento de Política de Serviços Aéreos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Ricardo Chaves de Melo Rocha
17h Debates
18h Encerramento

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email