Pesquisar
Close this search box.

Parlamentares roraimenses vão fazer visita a exposição na Guiana

De 24 a 28 deste mês uma comitiva de deputados de Roraima visita a Guyexpo (Exposição Industrial da Guiana), que ocorre no Centro Nacional de Exposições Sophia, na capital daquele país. O objetivo da iniciativa é estreitar relações comerciais entre as duas nações, além de fomentar a economia do Estado de Roraima.
Segundo o presidente da comissão, deputado Remídio Monai (PR), a proposta do grupo é abrir caminho para que o empresariado local possa escoar a produção e fazer da Guiana um dos destinos para a exportação dos produtos fabricados no Estado. Para o parlamentar, a iniciativa pode estimular, inclusive, o crescimento do emprego na capital roraimense.
O evento é a maior exposição de comércio e investimentos do país e um dos mais procurados pelos brasileiros. O deputado explicou que, do lado brasileiro, participam empresários de vários Estados, inclusive do Rio de Janeiro e São Paulo. Durante a Guyexpo, o público pode conferir produtos industriais como alimentos, bebidas, móveis, medicamentos, artesanato, minérios processados, entre outros.
Nesse mesmo período, o grupo vai acompanhar o andamento das obras de construção da ponte sobre o rio Tacutu, que liga o território nacional à Guiana. A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2008. A ponte tem 200 metros de extensão e recebeu recursos da ordem de R$ 11 milhões.
“A expectativa é que, com a conclusão da ponte, colocando em prática esse acordo firmado entre Brasil e Guiana, Roraima vai poder se beneficiar muito. A Guiana é um país pequeno e que, praticamente, importa tudo. Com isso, nós temos grandes chances de ser um fornecedor para o empresariado guianense”, disse Remídio Monai.

Estreitar laços internacionais

Para o deputado Monai, a relação é uma saída para Roraima estreitar contatos internacionais, que, segundo ele, ficaram mais restritos desde que a Venezuela virou as atenções para Manaus, preterindo Boa Vista. “A gente vai poder lidar de igual para igual com o empresariado guianense, sem contar os investimentos no turismo que podem surgir”, comentou.
Para o parlamentar, a inauguração da ponte pode beneficiar inclusive outros Estados do Norte. “Há uma previsão do governo de fazer o asfaltamento da estrada, com possibilidades inclusive de ter um porto em Georgetown e exportar não somente produtos locais como os da Zona Franca de Manaus, abrindo um vasto leque de oportunidades”, justificou Monai.
Fazem parte da comitiva os deputados roraimenses Tião Portella (PR), Ronaldo Trajano (PHS), Leonídio Laia (PRTB), Rosinaldo Adolfo (DEM), Ivo Som (PTN), Raul Lima (PMDB), Socorro Simões (PRB) e Lúcia Peixoto (PR).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar