14 de maio de 2021

Parlamentares querem comitiva para acompanhar a subida dos rios

A subida dos rios e o estado de alagação de vários municípios amazonenses motivou o discurso de alguns parlamentares na Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas)  que sugeriram a criação de uma comitiva junto com a Defesa Civil do Estado para visitar as comunidades afetadas.

Sinésio Campos (PT) falou sobre o tema, que, apesar de sazonal, ainda causa muitos prejuízos a várias cidades do interior, como no caso de Boca do Acre (distante 950 km de Manaus em linha reta) que está com a sua orla comprometida neste momento de vazante. “Este é o momento que o Governo precisa trabalhar de forma planejada, porque com a descida das águas muitas estruturas ficam comprometidas, os muros de contenção construídos muitas vezes não são suficientes, parece que são feitos ‘na marra’. O povo de Boca do Acre, por exemplo, está pedindo socorro, mesmo com o repasse da Defesa Civil Nacional. Este é o momento para a Defesa Civil do Estado trabalhar em sintonia com a Defesa Civil Nacional e sugiro que esta Casa possa fazer uma ação articulada de socorro junto com a Defesa Civil do Estado, para acompanhar essa situação”, afirmou.

Corroborando o discurso do colega parlamentar, Adjuto Afonso (PDT) se disse favorável à sugestão de uma comitiva em conjunto com a Defesa Civil. “É preciso que a gente una forças para poder ajudar e é importante irmos à região e avaliar in loco o que pode ser feito, principalmente na confluência dos rios Purus e rio Acre, onde a erosão é muito grande”, reforçou, sugerindo ainda, a inclusão de profissionais da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura).

João Luiz presta homenagem ao Exército Brasileiro em Cessão de Tempo 

Foto: Mauro Smith 

Por iniciativa do deputado estadual João Luiz (Republicanos), a Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas) realizou Cessão de Tempo,  em alusão ao Dia do Exército Brasileiro, comemorado no último dia 19 de abril.

A homenagem, de forma híbrida, contou com a participação de representantes do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Aeronáutica e PMAM (Polícia Militar do Estado do Amazonas) e DPE-AM (Defensoria Pública do Estado).

Na avaliação do deputado João Luiz, a homenagem é o reconhecimento da importância da instituição e sua presença na região, na luta diária para proteger e preservar a nossa Amazônia.

“O Exército tem lutado intensamente em defesa do nosso Estado e nas nossas fronteiras, garantindo a segurança do nosso país. Por toda dedicação e compromisso, parabenizo e prestigio essa instituição, formada por soldados aguerridos e comprometidos com o nosso Brasil”, declarou o parlamentar, ao destacar a atuação fundamental da instituição militar neste período de pandemia.

“Por meio da Operação Covid, o Exército tem executado um trabalho essencial para a preservação de vidas no país e, principalmente, no Amazonas, levando assistência às famílias ribeirinhas, da zona rural e às comunidades indígenas, com atendimento médico e doação de cestas básicas, além da adoção de estratégias para combater a proliferação da Covid e no apoio logístico para a distribuição de vacinas. Por todo empenho e trabalho, o Exército merece ser reconhecido e homenageado”, completou João Luiz.

Para o General de Exército e Comandante Militar da Amazônia, Estevam Theóphilo, a homenagem prestada pela Casa Legislativa representa o reconhecimento da sociedade amazonense pelo trabalho desempenhado pela instituição militar.

“Para nós, do Exército, é muito importante sermos lembrados pela Assembleia Legislativa e, como é a Casa do povo, também nos sentimos prestigiados pelo povo amazonense. Agradecemos ao deputado João Luiz pela homenagem e, mais uma vez, ratificamos o nosso compromisso com a Amazônia e o Brasil”, afirmou o general.

O general Estevam Theóphilo destacou, ainda, a mobilização do Exército na pandemia. “Desde março de 2020, estamos mobilizados na Operação Covid e temos apoiado órgãos municipais, estaduais e federais em todas as ações de combate à pandemia em que somos requisitados. Atuamos na parte logística, com transporte de material hospitalar, pessoal e vacinação, além das inúmeras ações para tentar mitigar os efeitos nocivos da pandemia ao povo do Amazonas. Nas comunidades indígenas, montamos postos de triagem, bloqueio e de vacina. É um trabalho árduo, mas executado com muita responsabilidade e respeito”, completou.

Dia do Exército 

O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no Estado de Pernambuco, quando um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, se reuniu, pela primeira vez, para combater a dominação holandesa.

O Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e para divulgar a importância dessa Força Armada.

Tony Medeiros reivindica junto ao Dnit melhoria nos portos de Parintins, Nhamundá e Fonte Boa

Os problemas que estão acontecendo com os portos dos municípios de Parintins e  Nhamundá, no Baixo Amazonas, Fonte Boa no médio Solimões foram o tema principal da reunião do deputado Tony Medeiros (PSD) com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte no Amazonas, Smith Mozart Delmond Silva, na sede do órgão em Manaus, conforme relatou o deputado, durante  discurso no Pequeno Expediente na Sessão Ordinária desta terça-feira (27)

De acordo com Medeiros, o Porto de Parintins  está com uma real possibilidade de desabamento de um dos prédios que compõem  o complexo portuário. Já em Fonte Boa, o problema maior é o estado de abandono, por mais de dois anos, de toda a infraestrutura portuária dessa importante cidade do Médio Solimões. Em Nhamundá  é visível que uma das laterais do porto está com sua infraestrutura comprometida. “Não podemos conviver com essa situação, pois o Dnit tem uma empresa licitada que cuida especificamente desse tipo de manutenção, mas pelo jeito não está cumprindo o seu papel e quem sai perdendo é a população que necessita desses portos para o embarque e desembarque de passageiros e de cargas”, complementou o deputado.

O parlamentar lembrou ainda da importância dos portos nas cidades do interior.” Nós não temos ligações rodoviárias. Nossos rios, são nossas estradas, por isso os nossos portos são fundamentais para a vida cotidiana dos ribeirinhos. É preciso dar mais dignidade para essa gente, mais respeito com essa população”, defendeu o deputado.

O parlamentar deixou claro que ficou satisfeito com a reunião que contou, inclusive, com a participação da prefeita de Nhamundá Marina Pandolfo (PSD). Segundo ele, o superintendente Smith Mozart se comprometeu em mandar equipes para as localidades para verificar os problemas relatados e  buscar as soluções com a maior brevidade possível. “Se as estradas e aeroportos deixam a desejar, é preciso que se dê uma atenção especial aos nossos portos para que as pessoas tenham o direito de ir e vir com um pouco mais de dignidade”, concluiu Tony Medeiros.

Foto/Destaque: Alberto Araújo  / Dircom / ALEAM

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email