Pesquisar
Close this search box.

Parintins 2024: Festival é manifestação da cultura nacional, decide Senado

O tradicional Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, e os Bois Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul) estão a um passo de serem reconhecidos como manifestação da cultura nacional. A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nessa terça-feira (9) o Projeto de Lei (PL) 2.610/2023, que tem esse objetivo. O texto volta para a análise da Câmara dos Deputados.

O Festival Folclórico de Parintins, que põe frente à frente os Bois Caprichoso e Garantido, ocorre há quase 60 anos sempre na última semana de junho. Um corpo de jurados é convidado a avaliar, a cada edição, as performances dos grupos e decidir o campeão. Na Arena do Bumbódromo, a 370 quilômetros de Manaus, um público apaixonado veste as cores preferidas e torce pelo seu boi.

O texto foi aprovado de forma nominal, com unanimidade dos 15 votos “sim” na Comissão de Educação. O Iphan, em 2018, reconheceu o Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins como patrimônio cultural imaterial.

Com isso, o festival se junta a outras manifestações culturais reconhecidas como expressões autênticas da cultura do país, como escolas de samba, forró, festas juninas e a música gospel.

O projeto para tornar a expressão artística – símbolo da região Norte – em manifestação cultural nacional é do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM). No Senado Federal, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) foi o relator.

Mônica Freires

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar