Pesquisar
Close this search box.

Parceria garante porto de São Gabriel

O vice-governador do Amazonas, Omar Aziz e o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, inauguraram, na manhã de ontem, uma ponte em São Gabriel da Cachoeira, na região do Alto Rio Negro, distante 858 quilômetros em linha reta de Manaus. Na ocasião, Omar e Alfredo aproveitaram para discutir detalhes do projeto do novo porto do município, que será construído numa parceria entre os governos federal e estadual.
“O novo porto vai contar com ampla estrutura para passageiros e atracação de barcos e servirá para atender à movimentação de pessoas e produtos para as comunidades rurais e de países fronteiriços, como a Venezuela e Colômbia”, disse Omar, enfatizando que a licitação já está sendo realizada pelo Estado, com previsão do início das obras já em outubro.
Segundo o ministro Alfredo Nascimento, a parceria com o governo estadual envolve, ainda, a construção de outros 19 novos portos no interior do Amazonas, todos, atualmente, objeto de licitação por parte da Secretaria de Infraestrutura. “Os investimentos no novo porto de São Gabriel serão da ordem de R$13 milhões, e esperamos entregá-lo à população em outubro do ano que vem”, afirmou o ministro.
O novo porto de São Gabriel terá uma estrutura composta por cais flutuante de 62 x16metros, ponte metálica de 20 metros, rampa de concreto, terminal de passageiros com lojas, fábrica de gelo e frigorífico. De acordo com Omar, a ideia é aproveitar as instalações locais para a implantação de um PAC (Pronto-Atendimento ao Cidadão), para atendimento à população que procura o acesso a serviços do estado, como a retirada de documentos e pagamentos de tributos.
A ponte Sargento Laércio tem 18 metros de puro concreto, e fica sob o igarapé da Cachoeirinha, na rodovia BR-307, que liga São Gabriel da Cachoeira ao aeroporto e a diversas comunidades rurais. Trata-se, segundo Alfredo Nascimento, de uma ponte estratégica já que permitirá o acesso seguro de bens, serviços e pessoas a cidades fronteiriças da Venezuela e Colômbia.
A ponte foi construída pelo Exército Brasileiro, que também ficará encarregado de recuperar os 204 quilômetros da BR 307, uma antiga reivindicação da população de São Gabriel. Na ponte e na estrada, os investimentos são de cerca de R$ 30 milhões.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar