Pesquisar
Close this search box.

Parceria entre INDT e Schneider Electric favorece indústria do AM

O processo de desenvolvimento e implantação de novos negócios em indústria 4.0 na região Amazônica ganhou mais uma notícia positiva nesta quinta-feira. O encontro entre o INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico) e executivos da Schneider Electric, realizado ontem, 20, mostrou os resultados da parceria entre as duas instituições. Na ocasião, foram apresentados os planos de estratégia das atividades e como elas têm impactado de forma produtiva na região. 

As ações realizadas pelo INDT por meio do FabLab, englobam a capacitação de pessoas e de empresas em Manufatura 4.0, além do esclarecimento dos conceitos e da importância desse segmento, que envolve outros campos e tecnologias da Indústria 4.0. Segundo o diretor-executivo do INDT, Geraldo Feitoza, a Manufatura 4.0 requer investimento em capacitação de pessoas, melhora na capacidade de industrialização, mudança de procedimento, segurança cibernética e não apenas mudanças de estruturas e de maquinários. 

“Esse processo de transformação é demorado por envolver etapas que precisam de tempo e continuidade em seu processo de adaptação. A manufatura 4.0 agrega diversas tecnologias que são fundamentais para que a Indústria 4.0 aconteça. Portanto, o trabalho que estamos fazendo é fundamental para garantir uma competitividade futura”, explicou.

O diretor ressaltou, que  a visita foi o momento ideal para o instituto mostrar o que tem sido realizado com os investimentos da multinacional. “Acreditamos que seja muito importante o INDT mostrar os resultados e as conquistas dos investimentos da Schneider Electric em nossa região, através de todos os projetos de capacitação e implementação da Manufatura 4.0, por meio do FabLab e de outras iniciativas interessantes das quais temos participado”, destacou.

Na ocasião foram apresentados o laboratório de inovação FabLab Powered by EcoStruxure, criado em 2019, voltado à capacitação profissional para a Indústria 4.0, além dos projetos fomentados na região. Segundo o presidente da Schneider Electric no Brasil, Marcos Matias,  o modelo possui um papel muito importante por possibilitar ampla experimentação de arquiteturas e capacitação dos profissionais locais. Ele segue os moldes de valor compartilhado, que permite ampliar o impacto positivo gerado e levar a tecnologia para a economia local a preços extremamente competitivos.

A empresa tem trabalhado para  tornar-se referência em aplicações da Indústria 4.0 na cadeia extrativista amazônica, promovendo desenvolvimento sustentável com apoio à transformação digital. Para Marcos Matias, o FabLab foi concebido para impulsionar a adoção das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0  no Polo Industrial de Manaus, que abrange toda a cadeia extrativista da Amazônia.

“Essa iniciativa permite um salto em termos de sustentabilidade, competitividade, integração e rastreabilidade na Amazônia, uma região muito importante para o Brasil e para o mundo. A parceria com o INDT é muito benéfica, pois o instituto é capaz de nos possibilitar maior abrangência na determinação do nível de maturidade digital de todos os membros da cadeia. Com isso, é possível realizar essa implantação conjunta com os distribuidores de automação industrial, além de desenvolver soluções complementares visando à integração total das tecnologias”, disse.

De acordo com Matias, a  iniciativa vai impactar na economia local e o desenvolvimento sustentável da indústria 4.0. “O FabLab possibilita ampla experimentação de arquiteturas e capacitação dos profissionais locais, seguindo o modelo de valor compartilhado, que permite ampliar o impacto positivo gerado e levar a tecnologia para a economia local a preços extremamente competitivos”, disse.

Foto/Destaque: Divulgação

Antonio Parente

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar