Pesquisar
Close this search box.

Parceria entre empresas do PIM e o projeto CTI rende frutos para o mercado

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/01%20Janeiro/08/cpro%20203.jpeg

Uma parceria entre empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus) e o projeto CTI (Centro de Treinamento em Informática) já rendeu a capacitação de mais de 23 mil alunos que buscam qualificação. O programa faz parte do NCT (Núcleo de Capacitação Tecnológica) da FPF Tech (Fundação Paulo Feitoza) que atua desde 2000 na área social em diversos pontos de Manaus. Sendo aprovado pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), no contexto de capacitação profissional, o programa está apto a receber recursos advindos da Lei de Informática.

O projeto atende alunos de todas as idades e perfis, principalmente, jovens de baixa renda, que buscam capacitação profissional e qualificação para o mercado de trabalho. Ao longo do tempo, já preparou crianças, jovens, adultos, pessoas da terceira idade, dependentes químicos em fase de tratamento e pessoas com deficiência. Além disso, os cursos oferecidos ensinam diversas ferramentas para quem deseja  obter uma renda extra, através de trabalhos na modalidade freelance.

Entre os cursos oferecidos estão informática básica, que possibilita a edição de textos, criação de planilhas, aprendizado sobre fórmulas e a montagem de apresentação e slides com Power Point. E o curso de Programador Web, que ensina noções básicas de programação e codificação para a criação de websites. Todos os cursos possuem duração de 5 meses.

De acordo com a coordenadora do projeto, Larissa Feitoza Said, os alunos que participam dos cursos, são em sua maioria pessoas das comunidades periféricas da cidade de Manaus. Os CTIs estão localizados em centros sociais, igrejas, associações e outras instituições nas zonas da cidade para facilitar o acesso dos participantes.

“Atualmente temos três Centros de Treinamentos localizados nos bairros de Aparecida, Santa Etelvina e Zumbi. Todos que se qualificam nos cursos podem ser empreendedores trabalhando por conta própria ou serem contratados por empresas construindo sites. Hoje temos vários casos de sucesso, que atualmente trabalham na FPF em diversas áreas como Programador, analistas de desenvolvimento, pedagoga, instrutores entre outros", disse.

O curso abriu as portas profissionais para o instrutor de informática, Anderson da Silva Coelho, de 27 anos. Há 8 meses no mercado de trabalho Anderson é apenas uma das histórias de sucesso que foi resultado do projeto. Após a conclusão do curso, hoje ele faz parte do quadro de colaboradores da Fundação Paulo Feitoza. 

“Já atuava na área por conta própria, mas a maioria dos meus serviços eram de forma individual e eu sentia a necessidade de ter um trabalho em equipe. Tinha a vontade de saber como as grandes corporações trabalhavam em conjunto em projetos grandes. E graças a Deus pela oportunidade que tive nesse a fundação me deu essa grande oportunidade. E sou muito grato por isso”, disse.

Mais 215 alunos formados em 2019

No segundo semestre do ano passado foram mais de 215  alunos formados de 18 turmas diferentes, distribuídas em três cursos. Foram 116 alunos do Curso de programador web, 63 alunos do curso de informática básica e 36 alunos de informática avançada. Segundo Larissa Feitoza Said, o CTI foi o sonho do fundador da instituição, que tinha como meta de vida fornecer capacitação e qualificação profissional para as pessoas de baixa renda.

 “O desembargador Paulo Feitoza sempre sonhou e viveu para contribuir com a comunidade manauense, bem como, com a população carente da cidade. Ele sempre acreditou que a educação poderia transformar vida das pessoas e o Projeto CTI sempre foi motivo de orgulho para ele, pois sempre que pode, esteve presente nas formaturas e fazia questão de assinar todos os certificados”, disse.

Como Ingressar no Projeto CTI?

Possuir renda familiar de até 04 (quatro) salários mínimos. Ter no mínimo 14 anos de idade e no máximo 37 anos. Cursando, no mínimo, o 9° ano do Ensino Fundamental e morar nas proximidades dos Centros de Treinamentos ou bairros circunvizinhos. A inscrição pode ser realizada por meio do site: www.fpftech.com/nct/

Sobre a FPF Tech

A FPF Tech é um Instituto de Ciência e Tecnologia sem fins lucrativos, focado na pesquisa e no desenvolvimento de serviços, soluções inovadoras e cases de sucesso nos núcleos estratégicos de Capacitação Tecnológica, Design Digital e Usabilidade, Dispositivos Móveis, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Saúde e Medicina do Trabalho, Sistemas Eletrônicos, Soluções Industriais, Tecnologias Assistivas, Verificação e Validação.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar