Pesquisar
Close this search box.

Parceria apoia educação municipal

Foi lançado na última quinta-feira (31), em Brasília, um ambiente virtual gratuito, idealizado para apoiar, inicialmente, a gestão das secretarias municipais de Educação de todo o país. Trata-se do Conviva Educação (www.convivaeducacao.org.br)*, fruto de uma parceria inédita entre um grupo de 11 institutos e fundações, com gestão da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) na divulgação e mobilização junto aos municípios. A utilização do ambiente virtual terá impacto na gestão da educação municipal, com foco na qualidade de ensino e na aprendizagem dos alunos. O investimento inicial do projeto é de R$ 4 milhões.
O Conviva Educação oferece recursos virtuais que permitem aos dirigentes municipais de Educação realizarem suas gestões com maior eficiência. Ele congrega um conjunto de dados, informações e ferramentas fundamentais, antes dispersas em vários locais. “O Conviva Educação foi desenhado para otimizar o tempo e melhorar a estrutura de processos da gestão pedagógica”, explica Cleuza Repulho, presidenta da Undime e Dirigente Municipal de Educação de São Bernardo do Campo. Ela diz que o Conviva Educação dará mais segurança aos Secretários e suas equipes dentro da complexa rotina da Secretaria Municipal de Educação, permitindo uma gestão estratégica.

Salto de qualidade

Segundo Priscila Cruz, diretora executiva do Movimento Todos pela Educação e porta-voz do grupo de Institutos e Fundações, “é preciso apoiar os secretários de educação, que são grandes responsáveis pelo salto de qualidade que precisamos dar na educação pública brasileira. Com a força deles teremos um resultado transformador.” Priscila chama a atenção para o ineditismo e a consistência da parceria que deu origem ao projeto. “Os parceiros em questão já têm iniciativas para ajudar a educação no País. Mas essa é a primeira vez que todos se juntam em um único projeto”. Ela explica que todos os parceiros participam de diferentes frentes, do desenvolvimento técnico à divulgação do ambiente virtual
Pela abrangência do ambiente e por contar com a experiência destas instituições, o Conviva Educação auxiliará as Secretarias em um dos seus grandes desafios: apoiar os técnicos nos diferentes assuntos que envolvem a rotina da educação, como demanda escolar, gestão orçamentária e alimentação. “Ao conectarem-se à rede, as equipes gestoras acessam conhecimento, se aproximam e saem do isolamento”, explica Cleuza Repulho.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar