Com um investimento superior a R$ 800 mil, a Sodexo, por meio do Stop Hunger, e a Coca-Cola Brasil firmam parceria de três anos para apoiar a Gastromotiva, a implementar o projeto “Cozinha Solidária: Sabores que Transformam” em Manaus (AM), voltado para as pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa contemplará duas frentes: a primeira, denominada “Cozinha Solidária”, fornecerá 1,5 mil refeições por mês para pessoas em situação de extrema insegurança alimentar. A segunda vertente terá como foco a capacitação de mulheres em condições de vulnerabilidade social, com o programa “Faça e Venda”, visando o desenvolvimento de empreendedoras no ramo gastronômico.
A Coca-Cola Brasil financia a frente Cozinha Solidária, idealizada e operado pela Gastromotiva, organização social que trabalha com iniciativas de combate à fome e insegurança alimentar.
“Há diversos caminhos para o desenvolvimento social e o combate à fome, e a Coca-Cola Brasil utiliza a força de seu sistema e seu alcance em diversas regiões do país para dar suporte a esta causa. No Amazonas, o projeto Cozinhas Solidárias patrocinado anteriormente pela empresa já distribuiu mais de 104 mil refeições na capital e em cinco municípios. Além de atuar no combate à fome, o projeto também enfatiza a inclusão social e o empoderamento econômico, incentivando o empreendedorismo local por meio da formação dos cozinheiros que se envolvem na iniciativa,” destaca o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.
Já a Sodexo, por meio do Stop Hunger (rede global e sem fins lucrativos criada e mantida pelo Grupo Sodexo, que tem como objetivo ajudar no combate à fome e capacitar as mulheres para erradicar a fome de forma eficaz e sustentável nas comunidades mais necessitadas), vai liderar a iniciativa do “Faça e Venda”, curso gratuito com metodologia desenvolvida pela Gastromotiva, que capacitará 90 mulheres nos próximos três anos que já possuem, ou pretendem ter, uma pequena empresa ou negócio próprio na área gastronômica.
“Por meio desta importante parceria esperamos prover alimentação saudável e contribuir para amenizar a situação de insegurança alimentar em Manaus, onde mais da metade da população é impactada pelo problema (segundo dados do IBGE, a cidade de Manaus tem 53,22% de sua população vivendo em situação de vulnerabilidade por falta ou baixa renda). Além disso, também vamos levar conhecimento e empreendedorismo, com o objetivo de empoderar as mulheres para que possam assumir o protagonismo de suas vidas financeiras. Focamos nas mulheres porque acreditamos que quanto menores as disparidades de gênero, melhores os resultados de desenvolvimento em educação, saúde e segurança alimentar”, afirma a gerente de Sustentabilidade da Sodexo no Brasil, Monica Lopez Soto.
“Ter a Coca-Cola e a Sodexo juntos para nos ajudar a expandir o impacto da Gastromotiva na região Amazônica, em um momento em que as populações locais estão tão fragilizadas, é muito importante. Com a parceria poderemos atender a um número significativo de famílias”, comenta o cofundador da Gastromotiva, David Hertz.
Sobre a Sodexo On-site
Com 57 anos de expertise em todo o mundo – mais de 45 anos só no Brasil – a Sodexo é líder global em alimentação sustentável e em experiências que geram valor em todos os momentos da vida: aprendizado, trabalho, saúde e diversão. Oferece um portfólio completo de soluções integradas que contribuem para a eficiência de organizações e instituições e o bem-estar de seus colaboradores em todo o País. Sustentada nos valores: espírito de equipe, espírito de servir e espírito de progresso, a trajetória da Sodexo é baseada no propósito de criar um dia a dia melhor para cada um construir uma vida melhor para todos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de alimentação e facility management, responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.
Sobre o Stop Hunger
O Stop Hunger é uma força de liderança global agindo de forma sustentável por um mundo sem fome e com mais de 25 anos de compromisso. No Brasil desde 2003, diversas iniciativas Stop Hunger têm sido realizadas de maneira consistente e com importantes contribuições. O Stop Hunger é uma organização sem fins lucrativos, que reúne os stakeholders da Sodexo, engajando colaboradores, clientes, consumidores, estabelecimentos credenciados e fornecedores e membros da sociedade em geral, com o objetivo de fortalecer a sua atuação na causa Stop Hunger no País e contribuir na melhoria da qualidade de vida de pessoas menos favorecidas.
Sobre o sistema Coca-Cola
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 100 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, além das marcas Verde Campo e a Leão Alimentos e Bebidas. O Sistema emprega diretamente mais de 57 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer, cada vez mais, opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.
Sobre a Gastromotiva
A Gastromotiva é uma organização não governamental que usa a gastronomia como um motor de transformação social. Desde 2006 a Gastromotiva trabalha com iniciativas de combate à fome e a insegurança alimentar, e de geração de renda a partir da educação. Os cursos gratuitos de capacitação profissional, focados no setor de alimentos e bebidas, já trouxeram novas oportunidades de trabalho para milhares de jovens de baixa renda. Já os projetos humanitários, que têm como objetivo levar refeições saudáveis e completas para população em situação de vulnerabilidade social, já impactaram milhões de pessoas em todo o território nacional e no México, onde há também um núcleo Gastromotiva. No Brasil, atuamos no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.