Pesquisar
Close this search box.

Parceiras ampliam força de monitoramento

Buscar soluções para a segurança de Manaus e do Estado, por meio de parcerias público-privadas foi a saída encontrada pelo governo do Amazonas e SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas) nesse momento de redução de despesas e baixa arrecadação. A assinatura de convênios de cooperação, ocorrida nesta segunda-feira (30) na sede da CICC-AM (Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas) visa ampliar a capacidade de monitoramento de câmeras de segurança para os Jogos Olímpicos 2016 (Manaus sediará seis jogos na Arena da Amazônia em agosto) e tem previsão de ser estendida aos outros 62 municípios amazonenses.
O pacote inicial de projetos e parcerias pode dobrar a capacidade de monitoramento, atualmente, realizado por 260 câmeras, conta o titular da SSP-AM, Sérgio Fontes. “Por meio dessas parcerias iremos avançar na questão de segurança e praticamente a custo zero para o Estado. A medida busca integrar o monitoramento particular a esta importante ferramenta que é o CICC, economizando recursos e otimizando resultados, já que não precisaremos utilizar os poucos recursos do Estado”, disse Fontes.
Segundo Fontes, o CICC, onde foram investidos R$ 68 milhões em construção e aparelhamento é um legado da Copa do Mundo 2014 que terá mais uma vez sua importância atestada. “Fomos bem-sucedidos e esperamos o mesmo para agora. Até os Jogos Olímpicos queremos ter nosso helicóptero no ar, já que a ideia é ir além dos jogos, aumentar a qualidade de vida e o bem-estar da população”, ressalta o secretário.
Inovar, buscar parcerias e integrar ações, são alguns dos pilares do plano, disse o secretário-executivo-adjunto de Planejamento de Gestão Integrada, coronel Dan Câmara. “Trabalhar sem inovação é perder investimentos, com as estruturas particulares já instaladas ganharemos monitoramento de qualidade, assim buscamos identificar empresas e pessoas com interesses mútuos, integrando essas ações de segurança”, fecha.
Empresa piloto
A primeira empresa contatada e também a primeira a aceitar as propostas de parceria, o grupo TV Lar, já disponibiliza ao CICC as imagens remotas de um de seus empreendimentos, explica o diretor Antônio Azevedo. “Somos a empresa piloto nesse projeto e com isso esperamos que outras se interessem.
A intenção é disponibilizar as imagens à SSP e ter como contrapartida do Estado respostas mais rápidas a ocorrências que podem ir de um incêndio a assaltos. As imagens remotas permitem que a SSP tenha uma tomada de decisão quase imediata à ocorrência”, afirma Azevedo.
A parceria do governo com empresas e entidades privadas pode ajudar a combater os índices de ocorrências policiais em Manaus, conta coordenador de segurança do grupo TV Lar, Valdir Pereira. “Tendo a rua mais movimentada do Manoa (zona Norte) como exemplo, podemos identificar mais de 20 lojas que poderiam integrar o projeto, aumentando a capilaridade e o alcance das câmeras de segurança”, conclui.
O grupo já disponibiliza ao CICC imagens de 30 pontos diferentes, alguns na avenida Djalma Batista (zona Centro-Sul), uma das áreas comerciais mais movimentadas da cidade. “Alguns pontos contam com mais de quatro câmeras, o que dá um alcance substancial, permitindo que se ampliem as ações da Secretaria de Segurança”, conclui Azevedo.

Workshop e parcerias

A assinatura dos convênios de parceria fez parte da programação do “4° Workshop de Entregas e Refinamento dos Produtos Jogos Olímpicos Rio 2016 – Amazonas”, que segue até a quarta-feira (1°). A medida também faz parte do edital de chamamento que a SSP-AM lançou em 2015, permitindo a integração de sistemas de monitoramento de empresas privadas ao Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), além da parceria com as secretarias estaduais que seguem a orientação do governo do Estado por conta da crise econômica a qual o Estado enfrenta.
Um dos órgãos estaduais participantes da parceria, a Defesa Civil do Amazonas, espera que o projeto fortaleça as ações contra desastres naturais da região, disse o titular da pasta, coronel Fernando Pires Júnior. “Iremos monitorar dados sobre clima e hidrologia em tempo real, com capacidade para atender as calhas dos nossos rios em qualquer estação”, conclui. Na ocasião, a secretaria instalou nas dependências do CICC, o Cemoa (Centro de Monitoramento e Alerta) que tem como objetivo dar respostas mais rápidas, precisas e objetivas para a prevenção de desastres durante os jogos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar