Pesquisar
Close this search box.

Parashá

Artigo

Gostaríamos de iniciar o nosso estudo desta semana já no primeiro capítulo, no versículo 12 – uma frase que acho que devemos adotar como base para o comportamento e, mais que nada, para a atitude da nossa comunidade, porque diz assim, ao se referir a Israel – “ e quanto mais o afligiam, tanto mais este se multiplicava e se fortalecia “…

Se soubermos aceitar esses obstáculos que muitos colocam à nossa frente cada dia como parte das tribulações que nos fortalecem, o mesmo que aconteceu ao povo de Israel acontecerá conosco com certeza, seremos fortalecidos e preparados para atravessar o deserto e triunfar apesar de tudo e de todos…

Exodo é sem dúvida um livro impressionante, pela sua parte histórica, pelo início da Lei, pelo Tabernáculo e inclusive como exemplo extraordinário da literatura hebraica nos seus princípios, com o “Canto de Moisés”.

A liberação da escravidão no Egito, a superação das dificuldades que o povo enfrenta na travessia do deserto, a construção do Tabernáculo, e, por cima de tudo, a chegada da Lei da mão de Ha Shem – são elementos que formam uma mensagem complexa e profunda.

Todos esses elementos, cada um deles e todos em conjunto – são, sem dúvida, parte importante dos alicerces, das bases, da formação do povo de Israel.

Porém devemos entender qual é a parte mais importante neste livro, resumindo a mensagem da Torah – porque tudo o que esse livro ensina, não é unicamente para o benefício do povo de Israel, é UNIVERSAL, para toda a humanidade!

Temos aqui a base central da mensagem da Torah – e é sumamente importante entender isso – simplesmente, se trata de uma mensagem para o mundo inteiro, não apenas de uma religião, de um culto a um deus determinado ou específico, se trata de uma religião cujo D…s te encaminha e te orienta a uma forma de vida seguindo padrões de ética e moral claramente definidos.

Seguir a Bíblia não se limita nunca apenas à Fé – se trata de uma forma de vida, cada hora e cada dia se COMPORTANDO como crente…verdadeiro!

Alagoinhas, 17 Tevet 5775 – 8 de janeiro de 2015.

Edmundo Hochmann

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar