Pesquisar
Close this search box.

Paraná volta a exportar carne bovina

Com o reconhecimento internacional do Paraná como área livre de febre aftosa com vacinação, o estado deve voltar a exportar em torno de 40 mil toneladas de carne bovina e 90 mil toneladas de carne suína por ano, segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini. Esse é o total que era comercializado em 2005, quando o estado perdeu o status de área livre da doença.
Os prejuízos estão sendo avaliados em US$ 300 milhões, mas o que devemos levar em consideração é que o momento é bom para a pecuária, o mercado está aquecido e a boa qualidade da carne paranaense é fundamental para a reconquista do mercado, destacou Em 2006, foram exportadas 12,5 mil toneladas de carne e, em 2007, cerca de 10 mil toneladas.
O secretário disse que as organizações paranaenses ligadas pecuária voltarão a fazer promoções em feiras e visitas aos mercados internacionais para ampliar a oferta do produto. O Brasil está se transformando no principal país exportador de carne, com 2,5 milhões de toneladas exportadas, 25% do que se produz. E o Paraná vai acompanhar essa tendência. A Rússia, um dos principais mercados do Brasil, habilitou quatro frigoríficos paranaenses para exportar carne bovina para aquele país e o estado está exportando carnes para o Egito, Irã e outros países, acrescentou.

Reconhecimento internacional

Em 2000, o Paraná obteve o reconhecimento internacional da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) de área livre da doença com vacinação, mas perdeu essa condição em outubro de 2005, com a ocorrência dos focos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e a entrada de animais vindos daquele estado.
Em 2006, provas sorológicas e o vínculo epidemiológico levaram a OIE a reconhecer a doença em sete propriedades paranaenses, o que levou ao abate de 6.781 animais. O secretário lembrou que desde esse período o estado vem se esforçando para recuperar o reconhecimento internacional, decisão comunicada ontem, pela Comissão Técnica Científica da Organização Mundial de Saúde Animal.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar