Pesquisar
Close this search box.

Pará dá apoio a simpósio sobre Amazônia

https://www.jcam.com.br/politica_cad1_2209.jpg

O 1º Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, que será realizado pela CAINDR (Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional), no período de 19 a 23 de novembro, ganhou nesta quinta-feira o apoio e a parceria do governo do Estado do Pará. A deputada Vanessa Grazizotin (PCdoB-AM), presidente da Comissão, e o deputado Paulo Rocha (PT-PA), coordenador da bancada do Pará, apresentaram o projeto do evento para a governadora Ana Júlia Carepa.
O encontro entre os parlamentares e a governadora aconteceu durante o 2º Encontro Nacional dos Povos das Florestas, que está sendo realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, até o dia 23 deste mês, no qual a governadora foi uma das palestrantes desta quinta-feira.
Ana Júlia colocou o Estado do Pará como parceiro da organização do 1º Simpósio. Reconheceu a importãncia do evento, que visa construir um projeto mas integrado de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, de forma a reverter os perversos indicadores sociais que marcam a região.
A governadora destacou que tem procurado fortalecer a parceria com o governo federal e com o parlamento. Como exemplo, citou que em maio deste ano ela reuniu com toda a bancada do Pará para discutir as emendas parlamentares, visando que o Estado caminhe dentro de políticas conjuntas com o parlamento e o governo federal. “Este evento fortalece a nova postura do governo paraense, que objetiva, acima de tudo, somar forças para desenvolver o Estado e a região Amazônica”, disse Ana Júlia.
“Este será o primeiro grande evento da Amazônia no Congresso Nacional. Temos o objetivo de obter resultados concretos. Vamos partir da discussão do PAS (Plano Amazônia Sustentável) que, infelizmente não saiu do papel, não tem planos e metas e não está no PPA (Plano Plurianual). O principal do PPA é o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). Então, vamos fazer uma avaliação sobre o que temos no PAS e colocar números, metas, prazos, custos e definir fontes de recursos para ele, de forma que seja, efetivamente, executável”, explicou Vanessa Grazziotin.
A deputada deixou claro que precisa da parceria do Pará como de todos os outros oito Estados da Amazônia. “A bancada paraense já está envolvida. O deputado Paulo Rocha está na coordenação. Queremos sua participação na abertura no dia 20 de novembro e que a senhora contribua para organizar a etapa do Pará, que é uma espécie de pré-simpósio a ser realizado em todos os Estados e objetiva a identificação das prioridades de cada um deles”, deixou claro Grazziotin.
A presidente da CAINDR esclareceu ainda que depois de definir as prioridades, cada Estado apresentará sua plataforma no Simpósio em Brasília. “A comissão terá envolvimento em todas as etapas, e não só a nossa Comissão, mas a de Educação também. Estamos trabalhando esta questão da educação e pesquisa, em parceria, desde a reunião da SBPC (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência) da qual participamos no último mês de julho. Estamos realizando várias reuniões com os reitores das universidades fe­derais e estaduais do Norte. Esta é uma questão prioritária para nós”, informou Grazziotin.
A governadora comparti­lhou também sua preocupação com o desenvolvimento das pesquisas científicas na região e o fortalecimento do meio acadêmico. Lembrou sua participação na reunião da SBPC e destacou que o Pará tem a educação como pauta prioritária.
Vanessa Grazziotin falou ainda da parte cultural do evento. “Queremos que cada Estado traga uma mostra da sua cultura. A idéia é mostrar a riqueza e a diversidade que a Amazônia tem nessa área. Conto com a manifestação cultural do Pará”, afirmou.
A perspectiva é que o pré-simpósio do Pará ocorra no dia 29 de outubro. A governadora garantiu que o Estado vai se empenhar não só em realizar a estapa estadual, mas também em dar grande contribuição com propostas para o Projeto de Dese

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar