Pesquisar
Close this search box.

Papilas gustativas. Já ouviu falar delas?

“Eu quero você assim, água e vinho, diferente de mim.
Eu gosto de você assim, do começo ao fim, diferente de mim”. Trecho da poesia “Água e Vinho”

Eu só sei um jeito de se definir as sensações causadas pelo contato inicial da água e do vinho ao nosso corpo, durante as festivas de harmonização. Basta prestar atenção na reação das papilas gustativas, principalmente em relação ao primeiro contato com o Suco da Bíblia. Eu só me liguei nas minhas papilas gustativas depois que comecei a degustar vinhos com muita tranquilidade. Acho que isso acontece com todo degustador do nobre fermentado. Subitamente fui levado a saber mais sobre elas e como resultado, aprendi maravilhado o papel das papilas gustativas em nossas bocas, quando estamos degustando vinhos. Elas estão localizadas na língua, algumas partes do nariz, em menor número no céu da boca, na garganta e no esófago, e são responsáveis pelo reconhecimento do sabor das diferentes substâncias que ingerimos. A definição anatômica das papilas gustativas diz que elas “são elevações do epitélio oral e nasal e lâmina própria da língua e que elas são de seis tipos ao todo, com diferentes formas e funções.

É  bom saber que os degustadores profissionais a serviço das vinícolas têm a atividade cercada de muitos detalhes e cuidados com suas papilas. O assunto é tão sério que muitos desses profissionais fazem seguro da língua, pois ela é o único e principal “ferramenta” de trabalho. Língua, no seguro, não é incrível? Já imaginaram isso? Esses profissionais precisam evitar certos hábitos que podem comprometer a capacidade de avaliar os sabores. Não é fácil! Fumar, e consumir bebidas alcoólicas destiladas, por exemplo, nem pensar. Quando homens e mulheres foram analisados separadamente, somente 15% dos homens tinha a capacidade de serem ótimos degustadores, e esse percentual subia bastante em relação às mulheres: 35% das mulheres se apresentaram como ótimas degustadoras. 

Esta conclusão foi feita por meio de resultados de alguns dos estudos feitos pela Universidade de Yale – University School of Medicine – Connecticut USA, que também apontou que as mulheres têm maior probabilidade de usar o lado direito do cérebro, que é mais sensorial, criativo e artístico. Os homens estão de forma geral mais interessados nas minúcias do vinho. As mulheres mais interessadas nos aromas e sabor. Lindamente!

Então não me surpreende que nos últimos anos cada vez mais, mulheres estejam ocupando lugar profissional no trade do vinho, atuando como distribuidoras, enólogas, diretoras de adegas, sommelieres, empresárias de e-commerce, promotoras, vendedoras, e… enófilas cujo número não para de crescer em Manaus. E falando em enófilas, esse número referente a elas no Brasil, hoje em dia, é incalculável. 

Outro fato incontestável, que percebi nas vinícolas que visitei, é a presença marcante de mulheres no comando das degustações e harmonizações tanto no Novo Mundo quando no Velho Mundo. 

Em Manaus até agora nas degustações às cegas das quais participo todos os meses, só vi uma pessoa detectar com precisão os aromas complexos e  agradáveis da casta Monastrel, que nada têm a ver com o sabor do vinho: Rebecca Menezes, a quem chamo carinhosamente de Novinha.

E falando nisso, depois de participar de tantas degustações ao longo dos últimos anos na companhia de tantos enófilos e enófilas, deu pra perceber a enorme diferença entre as preferencias femininas e masculina na hora de degustar um vinho. Homens tendem a apreciar os vinhos alcoólicos, encorpados e secos. As mulheres escolhem vinhos menos alcoólicos, leves e frutados. Não conheço uma garota que não goste dos vinhos da Pinot Noir.  Mulheres são fãs dos vinhos espumantes, por serem mais suaves e muitas vezes um pouco adocicados. Claro que quando falamos de vinho sempre existem as exceções e tudo vai de acordo com o gosto de cada um.

Em miúdos – O que eu sei é que uma taça de um bom vinho pode levar as nossas papilas gustativas numa jornada de grandes descobertas. Isso é incontestável. Temos que estar preparados pra isso.   

Minha dica – Durante a harmonização, não beba vinho sem a escolta d’água. As tuas papilas gustativas vão retribuir com agradáveis revelações. Sempre! 

Foto/Destaque: Divulgação

Humberto Amorim

Enófilo, curioso, insaciável e infiel apreciador
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar