Pãozinho vira estratégia de marketing

Com foco no consumidor e slogan “A Publicidade à Mesa de Todos, Todos os Dias”, a franquia Publipan chega a Manaus com uma ideia simples e eficiente, colocar anúncios em sacos de pão e transformar a embalagem do item mais consumido pelos brasileiros em uma ferramenta de marketing diferenciada. De acordo com o empreendedor Marcelo Becil, responsável por implantar a mídia alternativa na capital amazonense, o diferencial do produto é seu conceito sustentável. “O saco de pão é 100% ecológico, segue as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ajudará a tirar mais de cinco milhões de sacos plásticos da cidade, só no primeiro ano de sua implantação”, enfatizou.
Becil decidiu ser franqueado Publipan por acreditar no conceito do produto: “É um projeto onde todos saem ganhando: A padaria economiza nos sacos, o consumidor ganha com informação e entretenimento e o meio ambiente ganha com a retirada de sacos plásticos de circulação”, disse.
Segundo o empresário, a região foi escolhida devido ao potencial que apresenta, a capital amazonense é considerada o sexto PIB do país, possuindo diversas empresas que necessitam de mídias alternativas. “Nós chegamos com a ferramenta que estas empresas precisavam para atingir seu público”, diz Becil. Além disso, o baixo investimento aliado a desnecessária estrutura física e ao curto prazo de retorno foi o que atraiu o novo franqueado, que investiu R$ 30 mil reais na marca.
As padarias da capital amazonense receberão gratuitamente os sacos de pão. “Cerca de 15 padarias de Manaus já começam a trabalhar com os sacos a partir desta segunda-feira, dia 25”, disse Becil. E até o final do ano, o número de padarias da cidade que receberão os sacos ecológicos aumentarão.
E Marcelo Becil já faz planos de expansão para o interior do Estado. “A partir do ano de 2012, prevemos levar a Publipan para toda a região amazônica, cidades como Manacapuru, Itacoatiara, que são locais com grande potencial de desenvolvimento”, informou o empresário.

Anúncio fora da localidade

De acordo com Becil, devido a franquia estar em outros Estados e países, isso possibilitará aos anunciantes poder divulgar seus produtos ou serviços fora de sua localidade. “É uma forma simples e barata de anunciar em outro Estado ou país, a Copa do Mundo está chegando e isso é uma oportunidade para as empresas anunciarem e trazerem turistas para a região”, disse o empresário com expectativa de fazer publicidade para empresas de todos os portes. “Uma grande vantagem desse anúncio é a democratização da mídia, desde o pequeno anunciante, prestador de serviço, como chaveiro, mecânico, até as empresas regionais, grandes e multinacionais”, complementa.

Franquia pretende implantar proposta em todo o país

O saco conta com espaço para 44 anúncios de 6,2×5 cm e 5x5cm, além das laterais que podem ser agrupadas como o anunciante preferir. Os anúncios variam de R$ 530 a R$ 14 mil, para tiragem de 30 mil sacos. Em média, cada saco de pão chega às mãos de quatro pessoas (fora o caminho até a casa do consumidor).

Foco nas pequenas empresas

Criada em 2007, a Publipan, rede de franquias espanhola, presente em 13 países como Alemanha, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Moldávia, Portugal, Romênia, Venezuela e Argentina, resolveu apostar no fim do ano passado, no Brasil. Graças aos seus resultados internacionais, multinacionais como Coca-Cola, Nestlé e Volkswagen já investiram nessa forma de publicidade em todo o mundo e no Brasil, não será diferente.
Além destas grandes empresas, a Publipan busca atingir as pequenas empresas e comércios locais já que os sacos de pão são ferramentas simples e eficientes para reforçar suas marcas. As embalagens são trocadas de cor a cada quinze dias, favorecendo a fixação da mensagem. Os passatempos, como palavras cruzadas também fazem parte da estratégia de entreter e manter a utilização da embalagem por mais tempo.
A proposta é implantar o projeto em todo o país. Para atingir tamanha distribuição a empresa está arrebanhando pequenos empreendedores que queiram ser franqueados. “As padarias são bem localizadas em cada bairro e o franqueado certamente conhece todo o seu comércio local”, comenta Paulo Fidalgo, presidente da Publipan Brasil. “Será uma relação extremamente próxima entre padaria, franqueado e comércio local”.
Atualmente tem no país aproximadamente 85 franquias. De acordo com Fidalgo, a empresa pretende fechar o ano de 2011, com 150 franquias comercializadas no Brasil.

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