Pesquisar
Close this search box.

País será 3º maior mercado até 2017

Até 2017, o Brasil deve estabelecer-se, firmemente, como o terceiro maior mercado doméstico do mundo, com 122,4 milhões de passageiros, atrás dos Estados Unidos e China. A previsão consta no documento Projeções do Setor Aéreo 2013-2017, da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), um relatório com o cenário de consenso das empresas de aviação para o crescimento do mercado em todo o sistema.
Para confirmar a projeção, o mercado doméstico do país precisa crescer a uma média de 6,3% por ano entre 2013 e 2017, incorporando 32 milhões de passageiros, ante os 90 milhões registrados em 2012. O crescimento é ligeiramente superior ao esperado para os mercados domésticos globais. Na média do sistema, espera-se uma taxa média anual de 6,2% no período, com um aumento de 632 milhões de passageiros entre 2013 e 2017, passando de 1,82 bilhão para 2,46 bilhões.
Os EUA atingirão 677,8 milhões de passageiros domésticos em 2017, com um crescimento médio anual de 2,2% no período, que reflete a maturidade do mercado, de acordo com a Iata. Já a China terá 487,9 milhões de passageiros, com uma expansão de 10,2% por ano, em média. Pelas projeções, as rotas dentro da China ou conectando o país serão o principal impulsionador do mercado de transporte aéreo mundial, respondendo por 24% dos novos passageiros no período.
Pelas projeções das aéreas, haverá um incremento de 930 milhões no número de passageiros em circulação no país entre 2012 e 2017, o que corresponde a uma expansão da demanda de 31% no período, ou de 5,4% ao ano, em média. Com isso, o total de passageiros das empresas aéreas ao redor do mundo deve alcançar 3,91 bilhões, ante os 2,98 bilhões transportados em 2012.
Ásia-Pacífico
A região Ásia-Pacífico, incluindo a China, deve adicionar cerca de 300 milhões de passageiros até o fim do horizonte projetado, dos quais 225 milhões, ou 75%, devem ser passageiros domésticos. Já o Oriente Médio deve reportar um forte crescimento de passageiros internacionais, com uma taxa média anual de 6,3%.
“O fato de as regiões Ásia-Pacífico – liderada pela China – e Oriente Médio apresentarem o crescimento mais forte no período projetado não é uma surpresa. Governos das duas áreas reconhecem o valor da conectividade fornecida pela aviação para impulsionar o comércio global e o desenvolvimento”, disse o diretor-geral da Iata, Tony Tyler, por meio de nota. “Oportunidades similares também existem em regiões em desenvolvimento na África e América Latina. Para colher os benefícios, governos nessas regiões precisarão mudar suas visões sobre a aviação, de uma vaca-leiteira de luxo para um poderoso cavalo utilitário para puxar a economia”, acrescentou o diretor.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar