pagamento contactless dispara

O Nubank anunciou na última sexta-feira (11) que o método de pagamento contactless cresceu mais de 114% entre os clientes brasileiros até agora em 2020. A opção, que realiza pagamentos por aproximação, dispensa a necessidade de inserir os cartões nas maquininhas e digitar senha. Por este motivo, o método de pagamentos chegou a ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um aliado importante para conter a contaminação do coronavírus em ambientes comerciais. 

A companhia também traz informações relevantes sobre a tecnologia, que passou a ser mais utilizada durante a pandemia. Segundo dados divulgados pelo Nubank, mais de 72 milhões de pagamentos foram concluídos por aproximação entre o meio de março e o início de dezembro deste ano.

Além disso, o Nubank também apresentou um crescimento constante na adesão do serviço durante estes meses, saltando de 7,81%, em abril, para 12,85% em novembro o número de clientes que utilizaram a forma de pagamentos pelo menos uma vez. Os estabelecimentos nos quais o pagamento por aproximação foi mais utilizado foram as categorias de supermercados, restaurantes e transportes.

Disponível tanto na função débito quanto crédito para mais de 23,5 milhões de clientes, o pagamento via contactless foi disponibilizado pelo Nubank em setembro de 2018. De lá para cá, todos os cartões emitidos pela companhia possuem a tecnologia. O método de pagamentos, no entanto, já foi alvo de críticas por aceitar transações iguais ou menores a R$ 50 por aproximação sem exigir senha, o que pode facilitar golpes em locais com aglomeração de pessoas. Vale lembrar que o Nubank permite ativar e desativar a função contactless do cartão pelo aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS). 

Também neste ano, a fintech divulgou dados que apontam o crescimento da utilização do cartão virtual em compras online, que subiu de 29,8%, em fevereiro, para 35,7% em agosto. Estima-se que pelo menos um terço das compras realizadas pelos clientes Nubank na Internet sejam concluídas com o cartão de crédito virtual da companhia. Por ter um número temporário, a vantagem do cartão virtual é, principalmente, dificultar golpes e fraudes. 

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