Pesquisar
Close this search box.

PAC investe R$ 41 bilhões nos próximos três anos

O Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, lançado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai investir R$ 41 bilhões em pesquisas e capacitação científica até 2010. Os recursos são de diversos ministérios e fundos de financiamento. A meta é aumentar para 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto) o dinheiro gasto em pesquisa. Atualmente, essa proporção é de 1 02%.

São quatro as principais linhas de ação: expansão e consolidação do sistema nacional de ciência tecnologia e inovação; promoção da inovação tecnológica nas empresas; pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas e ciência tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

O plano também destina dinheiro para treinamento de profissionais. As bolsas de mestrado e de doutorado vão receber reajuste de 20% a partir de março de 2008. O número de bolsas concedidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) também vai aumentar das atuais 95 mil para 160 mil.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar