Pesquisar
Close this search box.

Os vencedores do Comida di Buteco

https://www.jcam.com.br/0806_B1.jpg

Encerrou na noite de quarta-feira (6), em evento realizado nos Les Artistes Café, a oitava edição do Comida di Buteco, o maior concurso de cozinha de raiz do país. Em Manaus, cinco mil votos foram dados para os petiscos dos 15 botecos participantes. Este ano o Comida di Buteco foi realizado em 21 cidades por todo o Brasil, em 600 botecos. Agora, os vencedores de cada uma dessas cidades irão disputar dia 23 do próximo mês, em São Paulo, no Museu da Casa Brasileira, o título de campeão nacional.

Enquanto isso o Quiosque Beer comemora o título conquistado pela terceira vez consecutiva, agora com o petisco ‘Pira-Punha’ (cumbuquinha de pupunha em formato de um olho que remete ao fruto do guaraná, recheada com pirarucu. Acompanha creme de guaraná em pó com molho de pimenta jiquitaia).

Alysson Lima, proprietário do Quiosque, que há três anos participa do concurso, vencendo nos três anos, quase não conseguiu falar na hora de agradecer a premiação, mas disse que “me empenhei ao máximo para ganhar mais uma vez. Sei que todos os demais participantes também se empenharam, mas os clientes acabaram me escolhendo. Esse ano foi difícil. Vendi menos petiscos que no ano passado. Acho que é por causa da crise, mas mesmo assim consegui satisfazer e vencer”, disse.

“Participar do concurso tem sido muito importante pra mim. A clientela do Quiosque aumentou bastante e ganhei visibilidade em toda a cidade. Vêm clientes aqui de tudo que é bairro, principalmente nessa época do concurso, atrás do petisco. Tem clientes que vêm várias vezes e pedem novamente o petisco”, riu. “Agora é aguardar o resultado final. Outros jurados vão vir aqui: dois de fora e um de Manaus, e em julho vamos saber o resultado. Tomara que dessa vez eu ganhe, também, o nacional para o Amazonas”, adiantou.

Espetus Du Manu

Em segundo lugar, ficou o Espetus Du Manu, que participou pela primeira vez do concurso e quase levou o título com o petisco ‘Du Campo Pru Mar’ (espeto de camarão, queijo coalho enrolado em filé bovino (tipo de carne de sol) acompanhado de farofa de banana e manteiga de garrafa saboreada com ervas, mais alface e limão).

“A ideia do petisco surgiu a partir de uma viagem de férias que fiz a Fortaleza, com a minha família. Catei produtos do prato da minha mulher e dos meus filhos e fiz um prato só pra mim, aí agora criei um espeto com vários produtos, praticamente os mesmos que montei em Fortaleza e, assim como eu achei gostoso lá, os meus clientes acharam aqui”, falou Geraldo Alencar Costa, proprietário do Espetus do Manu.
“Participar do Comida di Buteco foi maravilhoso porque posicionou o meu estabelecimento como um local que oferece um espeto de qualidade, e a maioria dos nossos pratos são espetos. Desde que começou a divulgação dos participantes no concurso minha clientela aumentou em 40%, com as pessoas procurando o petisco.

Eu que entrei no ramo da gastronomia por acaso, me empolguei tanto com tudo o que está acontecendo que agora resolvi fazer a faculdade de gastronomia e me tornar chef”, revelou.

Tambaqui no Ponto

O terceiro lugar ficou também com um estreante, o Tambaqui no Ponto, com o petisco ‘Camarão com Crista de Aviú’ (camarão aviú fresco empanado). “Fiquei pensando em como criar um petisco diferente, então lembrei do aviú, que é um camarão bem pequeno, e testei empaná-lo, e deu certo, tão certo que ficamos em terceiro logo na estreia do nosso estabelecimento”, falou Marcos Vinícius Figueiredo, proprietário do Tambaqui no Ponto.

“O Tambaqui no Ponto existe há três anos como delivery, e só há sete meses abrimos o espaço físico.
Pela manhã nosso público já é cativo, então entramos no concurso para movimentar a clientela à noite, e deu resultado. Muita gente passou a vir à noite por causa do petisco”, garantiu.

O petisco do Marcos ainda ganhou mais um prêmio, de R$ 1.500, o ‘Petisco Dona Benta’.
“Esse foi um ano de grande envolvimento da cidade de Manaus com o concurso, tanto com relação aos bares, pois estavam todos engajados, quanto do público, que abraçou mais uma vez o concurso e se apropriou dele.

Isso é percebido através de diversas caravanas espontâneas, nas quais grupos de pessoas chegavam a visitar até sete bares em um único dia. Muito bom ver que ano após ano o concurso tem crescido cada vez mais na cidade”, falou Jeferson Guimarães, coordenador do concurso em Manaus.

Os vencedores

3 Quiosque Beer
– Av. Bartolomeu Bueno da Silva,5B,
– D. Pedro I
– Funciona de terça a sábado, das 18h à meia noite
– 99118-7666

3 Espetus Du Manu
– Av. Margarita, 171, Centro Comercial Margarita
– Nova Cidade
– Funciona de quarta a segunda, das 18h30 às 23h
– 99208-0861

3 Tambaqui no Ponto
– Av. Paraíba, 869
– Adrianópolis
– Funciona de terça a sábado, das 11 às 23h; domingo, das 11h às 16h
– 3071-9787

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar