Pesquisar
Close this search box.

Os influenciadores de Manaus

A Era Digital chegou fazendo uma reviravolta na trajetória das “celebridades”. O papel da TV como a principal fonte geradora de personalidades que ganham notoriedade exibindo algum talento foi desafiado pela internet, especialmente nas plataformas de fotos e vídeos, onde emergiu um novo fenômeno: os “influencers” (influenciadores). Um profissional do marketing, um ‘influenciador’ que faz sucesso nas redes sociais. E até mesmo pessoas que se consideravam comuns, ao descobrirem seu poder de persuasão, passaram a ganhar milhares de seguidores. Nesse contexto, o papel do influenciador é estimular o comportamento, a opinião do público por meio de suas publicações. E aqui em Manaus, os nossos influenciadores estão preparados para ir além das fronteiras? Na verdade, em nossa capital, existem influencers incríveis. A seguir destacamos alguns dos mais proeminentes, os quais, não apenas conquistaram o público, mas também estão moldando o cenário digital local. 

GIGI CUNHA (MERCADO DE LUXO) – De acordo com a influencer do Mercado de Luxo em Manaus, Gigi Cunha, ela não vê grandes dificuldades para se atuar na área. “No meu exercer eu não vejo dificuldades e sim muita responsabilidade, principalmente de gerar um conteúdo que realmente seja de relevância”, explica. “Traga conteúdo de relevância e resultados! Pois o cliente precisa disso: Resultados”, diz. Gigi tem uma história longa no marketing amazonense à frente da badalada revista “EM VISÃO”, em parceria com seu irmão publicitário Jefferson Cunha. Na internet, ela é a voz das mulheres que atuam no mercado da moda e manufatura artesã, na Amazônia e diz que somente tem gratidão. 

Bárbara Mesquita – Insta: @mesquita.barbara: tem 45 mil seguidores

BÁRBARA MESQUITA (BEM-ESTAR) – Trabalhando com conteúdo de “Bem-estar”, desde 2014, ela tem fornecido dicas valiosas de autoajuda e autoestima para seus seguidores. Bárbara destaca que um influenciador deve ter foco claro em seu trabalho. “Eu comecei quase como um hobby em 2014 e, ao longo do tempo, aprimorei minhas habilidades, adotando a criação de conteúdo como minha carreira em 2020. Atuo principalmente no Instagram e no TikTok”, revela. No que diz respeito a colaborações contratuais e remuneração, ela aponta que isso está intrinsecamente ligado à abrangência e à relevância do influenciador. Bárbara afirma que muitas agências pagam pelos serviços prestados. E para aqueles que estão começando na área, ela dá uma dica: “Estudar as ferramentas de marketing e aprimorar suas habilidades em Comunicação, é essencial, independentemente do nicho que você escolher”. 

LENA SOUZA – Instagram e Facebook: tem 254 mil seguidores.

LENA SOUZA (EVENTOS) – Com uma trajetória de empreendedorismo no ramo de eventos, Lena Souza Lima trilha o caminho da influência digital há cinco anos. Suas plataformas são o Instagram e o Facebook, onde ela compartilha sua experiência e perspectivas. Ao atuar como influenciadora, Lena vê a cena em Manaus como acolhedora. Para ela, o ponto crucial reside em descobrir e abraçar seu estilo pessoal antes de impactar a audiência com produtos ou serviços específicos. “Minha abordagem é nunca promover algo que eu mesma não consumiria”, esclarece. No tocante às questões financeiras, Lena destaca que os valores monetizados variam. “Se o influencer não escolhe o que vai anunciar pode ganhar bastante monetariamente, mas com certeza não terá a mesma credibilidade para se manter no mercado”. Para aqueles que estão começando nessa jornada, Lena enfatiza a importância da autoconfiança. 

DAVID REIS – Insta: @davidreispromoter – 33 mil seguidores.

DAVID REIS (CULTURA & TURISMO) – Para o promoter e influencer David Reis, Manaus é a terra das oportunidades. “Todos tem vez aqui. Atuo desde a época da pandemia, 2020. Aqui os empresários, principalmente os que estão começando, percebem a força das redes sociais e dos influencers, e eles têm investido bastante”, comenta. “Os que as vezes dificultam são alguns ‘influencers’, que por debaixo dos panos, tentam puxar tapete do outro, oferecendo serviços com valores bem abaixo da realidade e até gratuitamente, o que acaba afetando os demais”, revela. “Mas isso não acontece de hoje, nessa área digital como sabemos. Precisamos lidar com essa situação real”, esclarece. Sobre contratos e ganhos, ‘monetização’ como chamam os internautas, David fala que os ganhos são por contratos de médio ou longo prazo. “Depende muito da empresa e do serviço que o influencer vai fazer. Trabalhos para uma empresa a nível nacional, os valores são maiores, mas na média um trabalho avulso é em torno de R$1.000,00. Claro, que tudo negociável”, explica. Para quem deseja ser um influencer – Segundo David, nem sempre as portas se abrirão. “Às vezes não se tem um IPhone de última geração. Mas, comece com o seu celular seja ele qual for, procure ângulos com iluminação favorável (há tutoriais no Google). Dê o primeiro passo. Crie conteúdos interessantes, um exemplo bom e que engaja bastante é fazer cenas no seu próprio bairro, escola, etc”, explica.    

ADLINEZ MORENO (MERCADO DE LUXO) – 18 mil seguidores

ADLINEZ MORENO (MERCADO DE LUXO) – Sócia da Multibrands Zen Maison e Apresentadora de TV, Adlinez Moreno vem atuando como influencer há cerca de 5 anos. Ela já é uma pessoa conhecida do público amazonense, na carreira de televisão tem 20 anos. “Desde que começou a onda de redes sociais eu acompanho, mas entrei aos poucos, por falta de tempo”, disse. Para ela não há dificuldades nessa área. “Vejo desafios, só faço publicidade de marcas, produtos e serviços que eu consumo. Meu merchan é muito direcionado e verdadeiro. Acredito que a influência se dá pelo seu lifestyle como um todo”, explica. Adlinez tem contratos assinados para fazer marketing locais e nacionais.

 ISMAELY SIQUEIRA – Insta: @ismaely.siqueira – 97 mil seguidores

ISMAELY SIQUEIRA (EMPODERAMENTO FEMININO) – Para Ismaely Siqueira, influencer, a fama super atual e quase instantânea se deu nas plataformas de vídeos, alcançando projeção nacional no Instagram e Kwai. Tudo começou quando suas imagens viralizaram, conhecida como a “esposa traída do Alecrim Dourado”. Mãe solteira, bela e com excelente dicção, em apenas cinco meses nas plataformas ela disparou como influencer, focou em conteúdos que abordam empoderamento feminino, autocuidado, emagrecimento e qualidade de vida. Ismaely conquistou o engajamento de seus seguidores. A transição para o campo da publicidade foi uma consequência natural. Ismaely superou obstáculos, agora, com vários contratos assinados por agências, ela transformou completamente sua vida. 

LU CORDEIRO – Tem 50 mil seguidores.
LU CORDEIRO (Moda e lifestyle) – Lu atua na Internet desde o ano de 2011 no Instagram e tiktok. Segundo ela, hoje tem mais campo para os influenciadores. “Quando comecei era tudo muito novo, ninguém acreditava que influenciador dava retorno e por isso tinha medo de investir. Atualmente as empresas sabem o que é um midia kit e buscam influenciadores para fortalecer sua marca”, explica. “Ja tive contratos locais e nacionais, trabalhei com o FHits, a primeira plataforma de influenciadores do Brasil, liderada por Alice Ferraz. Fui agenciada pela influenciadora Lelê Saddi”, conta. Sobre seu nicho, Moda e lifestyle, diz que faz trabalhos pontuais de marcas que acredita, “Meu trabalho está voltado para meu negócio, tenho uma loja chamada “Casa The” e vendo roupas e acessórios”, conta. Sobre valores, diz que são muito relativos. “Não dá pra ter uma noção de valores depende da audiência do influenciador, tamanho da campanha e credibilidade dele no mercado’, explica. 

Foto 8 – Legenda: RUIVINHA DE MARTE – Insta: @ruivinhademarteglow  – Tem mais de 10 milhões de seguidores.

RUIVINHA DE MARTE Ela conquistou projeção nacional no programa A Fazenda14, seu conteúdo é de humor e momentos de cantora nas plataformas do Instagram, Tick Tok e Kwai. Aos 25 anos, Anny Bergatin, mais conhecida como Ruivinha de Marte, nasceu em Urucará, no interior do Amazonas, foi criada em Manaus. É uma das maiores influenciadoras digitais do país, com milhões de fãs. Seu estilo irreverente e autêntico conquistou o público que acompanha seus vídeos de humor, dancinhas e músicas. Anny começou a fazer sucesso no TikTok em 2022, quando criou a personagem Ruivinha de Marte, uma garota da quebrada que usa tatuagem e tornozeleira eletrônica falsas. Ela também se destacou por fazer coreografias do estilo Mandrake, uma dança urbana que mistura funk e passinhos. Seu primeiro clipe musical foi “Na Ponta do Pé”, do cantor Ferinha, que viralizou na internet. A partir daí, sua carreira decolou e recebeu convites para participar de outros clipes, como “No Chão Novinha”, de Anitta e Pedro Sampaio. Ela lançou uma linha de produtos de beleza chamada Ruivinha de Marte Glow e também entrou para o elenco do reality show A Fazenda 14, da Record TV, ganhando projeção nacional. 

Por Tony Santos

Insta:@tonysantosam  Face: @jcommercio

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar