Pesquisar
Close this search box.

Os benefícios do alho negro para a saúde

A nutrição está sempre em pauta no nosso dia, principalmente quando discutimos a possibilidade de trazer alimentos saudáveis para auxiliar o organismo com a saúde e o bem-estar. Mas não é fácil encontrar algo que agrade a todos os paladares, por isso, muitos acabam não conhecendo os benefícios que um simples condimento pode trazer para o corpo. Por exemplo, o alho é um grande aliado da saúde e está presente na culinária cotidiana, mas o que poucos sabem é que o alho negro traz ainda mais proveito e está pouco inserido na gastronomia das refeições diárias.
Além do sabor, que é infinitamente melhor, mais doce e sem aquela acidez do alho comum, de acordo com a Associação Dietética Americana, devido ao processo de fermentação, ele produz um alto nível de antioxidantes, o que contribui para o reparo e danos das células do corpo, a melhora da imunidade – reduzindo o risco de infecções e outras doenças -, a prevenção do colesterol e da aterosclerose, por meio de uma substância que só se encontra com o envelhecimento do alho. “Além da ação antioxidante, que combate os radicais livres, o alho negro reduz a pressão sanguínea, a síntese de colesterol, os níveis da glicemia em jejum e da hemoglobina glicada, é antiviral, antifúngica, favorece o aumento do gasto calórico e há indícios de que previne o câncer”, afirma a nutricionista Cristina Trovó.
Dona Lucia Maria Nogueira Gouveia, de 62 anos, sabe bem disso. Há dois anos ela incorporou um estilo de vida mais saudável, procurou novos produtos em lojas naturais e virou uma grande fã do Alho Negro do Sítio. “É docinho e gostoso, por isso consumo todos os dias no café da manhã. Antes sofria com muita gripe, resfriado e tosse a cada dois meses. Hoje posso sair na chuva, voltar ensopada e não fico mais doente”, conta.
Para aqueles que desejam emagrecer e perder peso, o alho negro também ajuda: uma das características dele é o efeito termogênico, que aumenta a temperatura corporal e estimula o sistema nervoso que acelera o metabolismo. Assim, o corpo é capaz de queimar mais gordura e calorias. O alho negro já vem ganhando a gastronomia de grandes chefs e pode ser usado em saladas, risotos, pizzas, hambúrgueres, tanto em pratos salgados como doces. Apesar de muitos considerarem um produto difícil de ser encontrado, existem produtores especializados e que comercializam o condimento até mesmo online, como é o caso do Alho Negro do Sítio. Para saber mais, acesse: www.alhonegrodositio.com.br

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar