Pesquisar
Close this search box.

Órgãos de segurança pública do AM aderem ao Sinesp

Órgãos de segurança pública do AM aderem ao Sinesp

Os órgãos de segurança pública do Amazonas são o nono do País a aderirem ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), a maior rede de dados criminais e ferramentas policiais do Brasil. O termo foi assinado pelo secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, nesta sexta-feira (18/12), em Manaus, em um encontro que reuniu toda a cúpula da segurança amazonense e representantes do Ministério da Justiça.

A expectativa é de que as primeiras ações da adesão já comecem a sair do papel em fevereiro de 2021, com a implantação no Estado de sistemas para atendimento de chamadas emergenciais para a população e melhorias no atendimento nas delegacias. Essas medidas devem beneficiar, principalmente, o interior do Estado e representam uma economia de custos sem precedentes para o estado, uma vez que os sistemas são do Governo Federal, a quem caberá o desembolso financeiro.

“Isso é muito importante, porque nós vamos ter acesso e integrar um banco nacional de informações. Esse banco é importantíssimo para a Segurança Pública, principalmente para a parte investigativa, bem como o policiamento preventivo”, enfatizou Bonates.

Responsável pela Gestão e Integração de Informações, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o coronel Bilmar Angelis disse que a tratativa com o Amazonas tem o intuito de trazer algumas estratégias utilizadas pelo Governo Federal para promover integração de dados, informações e processo de trabalho bem sucedidos.

De acordo com Angelis, algumas dessas soluções visam facilitar procedimentos em delegacias, bem como a acessibilidade à população que reside nas áreas mais distantes, como a Delegacia Virtual.

“A partir da assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o estado, vamos começar um cronograma de implantação dessas soluções e acredito que, no início do ano, já teremos algumas delas implementadas”, disse.

Participaram da reunião, o secretário executivo de Segurança Pública, coronel Anézio Paiva, o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, a Delegada-Geral da Polícia Civil, Emília Ferraz, o secretário de Administração Penitenciária, coronel Vinícius Almeida, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito, Rodrigo de Sá, e o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica, Lin Hung Cha.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar