Pesquisar
Close this search box.

Órgão entrega kits sangria no interior

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Sepror (Secretaria de Estado da Produção Rural), entregou no último final de semana, em Boca do Acre, distante 215 quilômetros de Manaus, 94 kits sangria para famílias de seringueiros que atuam no município, entre elas famílias indígenas da etnia Apurinã e entregou certificados aos 40 produtores que participaram do curso de piscicultura básica.
Na última segunda-feira, o Secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, assinou convênio para a construção de uma Unidade de Produção de Alevinos (UPA) no município.
Somente este ano já foram entregues 951 kits sangria, sendo Boca do Acre o sexto município a receber o benefício. Entre os municípios contemplados com os materiais estão: Santa Izabel do Rio Negro (95), Eirunepé (402), Manicoré (226), Jutaí (142) e Borba (86). Com a entrega dos kits em Boca do Acre sobe para 1.045 famílias de seringueiros beneficiadas pela Sepror.
De acordo com o Secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, os kits substituem equipamentos prejudiciais à saúde que eram utilizados por essas famílias – como a poronga – por lanternas de led. Um dos objetivos, segundo Eron, é impulsionar a produção de borracha no município e potencializar o trabalho das famílias que atuam na extração do látex.
Na passagem pelo município o Secretário Eron Bezerra assina ainda um convênio na ordem de R$ 112.996,56 para a construção de uma UPA.
A unidade de produção de alevinos terá quatro tanques de 600 m² cada, com capacidade para a produção de 320 mil larvas por ciclo. Com uma produção que pode ser renovada por aproximadamente quatro vezes em um ano, tem-se mais de 1.280.000 alevinos, o equivalente a aproximadamente uma tonelada de peixe por ano.
A construção da UPA faz parte do programa de expansão da produção do Amazonas Rural, sendo fruto de convênio entre a Sepror e a Prefeitura de Boca do Acre. Um dos principais objetivos da UPA é ampliar a cadeia produtiva do pescado no Amazonas, destaca Eron.
No total 11 UPAs já foram entregues no Amazonas nos municípios de Manaus, Novo Airão, Autazes, Carauari, Iranduba, Manicoré, Borba, Manacapuru, Codajás, Tefé e Coari. As UPAs foram construídas com recursos de convênio com o Ministério da Pesca. Provenientes do mesmo convênio serão entregues ainda duas UPAs, uma em Anori e outra em Caapiranga que estão em fase de construção. Também em Apuí, uma UPA está em fase final de construção e será inaugurada e entregue nos próximos meses. Parintins também deve ganhar uma unidade de produção de alevinos através de recursos provenientes de convênio com a Sepror e o município, assim como Boca do Acre.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar