Pesquisar
Close this search box.

Organizações com credibilidade em alta

https://www.jcam.com.br/PGB1_0902_009.bmp

Transparência nos processos eleva a confiança e agência amazonense ministra workshop

Emparelhando-se às empresas, as ONGs (organizações não-governamentais) garantem o segundo lugar entre os grupos institucionais que mais têm a confiança dos brasileiros. Segundo a pesquisa Trust Barometer 2015, realizada pela agência de relações públicas Edelman, as empresas lideram no ranking da confiança com 73%, enquanto as ONGs vêm atrás, marcando 70%. No Amazonas, sempre um grande alvo de ONGs, as de casa ainda precisam de capacitação para captar os recursos, já que algumas são referência até mesmo para o poder público.
Ainda de acordo com a pesquisa, no Brasil, o aumento da credibilidade nessas instituições confirma a recuperação deste grupo, em detrimento das organizações governamentais, que têm 37% de confiança. Para a ex-coordenadora geral da Adeis (Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável), Débora Galli, a pesquisa representa bem o atual momento. “Em quase todo bairro tem um projeto de uma ONG e isso muda tudo para que é atendido. Elas veem o resultado do trabalho de perto. Os educadores dão toda uma atenção e acompanhamento que não se vê no serviço público. Além disso, esse cenário governamental horrível que está aí, contribui pra isso”, disse.
Segundo a ex-coordenadora e agora associada e conselheira da Adeis, a lógica de uma ONG é bem diferente das organizações governamentais. “Uma ONG não vai nunca substituir as políticas públicas. O papel de uma ONG é testar práticas, fazer controle social, educação popular e o que dá certo é influenciar para que se torne política pública,” disse Débora. O trabalho de uma ONG e a credibilidade passada por estas deveriam ser espelhos para outras organizações, pela inovação e transparência, aumentando em muito os níveis de confiança, afirma Débora. “Se os governos soubessem aproveitar as ONGs poderiam contribuir muito na formulação de políticas que se adequem a base. E eles poderiam aprender muito com a forma das ONGs de planejar, monitorar e refletir as ações”.

Capacitação
Visando criar uma cultura local de elaboração de bons projetos que captem recursos, a AADES (Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social) promoverá o 1° Workshop para Elaboração de Captação de Recursos no Estado do Amazonas. De acordo com a presidente da agência, Ana Paula Aguiar, suprir esta carência nas ONGs locais é uma das metas do workshop. “Iremos promover a capacitação destas organizações, e estaremos usando de toda a expertise da AADES para a promoção e garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Isto é uma prerrogativa do governo do Estado”, ressalta a presidente.
Com a disseminação das práticas de elaboração de projetos, a ideia é de que outros segmentos da sociedade recebam estes recursos. “A partir daí, iremos elaborar um banco de dados com todas as ONGs do Amazonas, por área de atuação e disponibilizaremos para os interessados. Com isso se evita que as organizações batam em portas erradas”, disse. A recuperação da confiança nas ONGs é comemorada pela presidente.
“A AADES nasceu com esse intuito de captar recursos e agora iremos passar isto adiante para que as ONGs consigam por seus próprios meios. Muito desta atual credibilidade está na transparência com que as coisas são relacionadas, nas auditorias e prestações de conta. Era isso que faltava antes às ONGs, o que fez com que caísse a confiança no setor,” relata Ana Paula Aguiar.

Artur Mamede
[email protected]

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar