Pesquisar
Close this search box.

Oportunidades de mercado

Prezado leitor da coluna “Gestão & Carreira”, o mercado é cíclico e com base nisso entendemos que, de acordo com o ponto de vista de cada profissional, podemos visualizar ou não o momento e a oportunidade que cada mercado oferece, a goblalização e as constantes mudanças de mercado geram o fim de alguns negócios e criam oportunidades de novos empreendimentos.

Foco em novidades

Em viagem a São Paulo no último fim de semana, observei que os profissionais da área de seguros saíram na frente e observaram uma grande oportunidade de negócios no que se refere a notebook para executivos. Esses profissionais de seguro identificaram uma demanda do mercado em relação a seguro para notebook. Trata-se portanto de uma grande oportunidade no mercado que até então não era explorado, o que demonstra que, de acordo com as demandas de mercado, surgem novas oportunidades. Na carreira profissional não é diferente: os profissionais mas antenados sempre conseguem perceber demandas e necessidades no mercado ainda não-exploradas, e assim saem na frente de outros profissionais que ficam na mesmice, aguardando a oportunidade chegar e bater na porta.
Outro ponto de destaque é que alguns profissionais, e nesse ponto falo da grande maioria, não têm atenção ao mercado e não percebe que em alguns momentos é necessário perceber o negócio da empresa: será que na empresa em que você se encontra, o negócio dela tem longa vida, até quando existirá mercado para a empresa, isso afeta a empregabilidade. Tenho percebido grandes empresas no mercado de Manaus em que os profissionais são pegos de surpresa em suas demissões. Fato que não ocorreria se o profissional estivesse ligado no mercado e no negócio, portanto, estejam atentos às mudanças e ao negócio da empresa, é perceptível que o pólo de duas rodas está em alta com novas empresas se instalando em Manaus, o “efeito China” tem mudado o rumo das organizações e, consequentemente, muitas empresas têm passado por dificuldades em suas operações; essas empresas, para reduzir o custo de suas operações, eliminam de imediato algumas funções para reduzir o custo da operação.
É fato que hoje as movimentações e ações por parte das empresas aconteçam numa velocidade fantástica, por outro lado, os profissionais também devem ser rápidos e, quando perceberem o menor sinal de mudança, devem agir imediatamente na busca de novas oportunidades; não fique esperando para ver o que vai acontecer, seja ágil e rápido nas suas atitudes, assim como nas empresas onde você normalmente tem que tomar ações rápidas para que o resultado aconteça, seja proativo para com você mesmo e saia na frente da grande maioria.

Atitude

Nos dia de hoje, o que conta é a atitude, as empresas estão em busca de profissionais generalistas e com visão sistêmica, com conhecimento do todo do negócio, é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo. A atitude compreende a forma de agir com rapidez e eficiência em não ficar esperando que alguém esteja sempre lhe dizendo o que deve ser feito e quando deve ser feito. Baseado nisso, a sugestão é que você assuma e faça a diferença em suas ações no trabalho no dia-a-dia. Comece já e saia na frente.

Flexibilidade na remuneração

Outro ponto a ser destacado é a simples demonstração de interesse no trabalho. Normalmente, em uma entrevista, o candidato é mais interessado em saber a remuneração, passando a imagem de que não existe muita preocupação com os desafios da função, o que demonstra pouca flexibilidade e, até certo ponto, desinteresse pelas atividades, passando uma impressão negativa logo no primeiro contato.
Tome muito cuidado para que você não esteja passando essa impressão em suas entrevistas, isso pode estar retirando você mesmo de algumas vagas estratégicas. Demonstre sempre interesse pelo desafio da posição em aberto e procure saber sobre a cultura organizacional da empresa. Busque algumas informações antes da entrevista e vá munido

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar