Pesquisar
Close this search box.

Opinião: O que é ser vereador?

Muita gente em nosso país desconhece o papel que desempenha alguém que exerce um cargo eletivo. No entanto, é muito importante saber-se o que devem fazer desde o presidente da República até o vereador. Em tempos de campanha política para as eleições do dia 7 de outubro, próximo, para renovação dos cargos de prefeito de município e de vereador da Câmara Municipal, algumas cidades estao realizando pesquisas sobre o que a população conhece a respeito das tarefas que o Vereador, por exemplo, deverá realizar.
Pesquisa realizada pela Gazeta do Povo, de Curitiba (3/12), por exemplo, indicou que pouco menos da metade da população não sabe o que deve fazer o vereador, e grande parte desconhece o nome do vereador de seu bairro. Algumas pessoas ainda se reportam às tradicionais práticas assistencialistas, enquanto as verdadeiras funções do vereador de fiscalizar a prefeitura e fazer leis foram lembradas por apenas uma minoria.
Em Manaus, também têm sido realizadas pesquisas sobre o tema com resultados bastante previsíveis sobre o desconhecimento das pessoas do que é ser vereador. Em geral, as pessoas não sabem quem são os vereadores nem quais sao suas principais atribuições. Essa realidade nos leva a tirar conclusões. Uma delas é que a falta de conhecimento e de interesse da população está, provavelmente, correlacionada com a atitude do próprio parlamentar que não valoriza suas funções de criar boas leis municipais e investigar a atuação do prefeito, seja este de seu partido político ou não, pois é assim que se age em uma democracia.
Outra coisa é que nas escolas dever-se-ia ensinar aos jovens o que é uma democracia e o que devem fazer os representantes do povo nessa democracia. Se assim fosse, certamente aqueles em quem votamos ficariam mais atentos às suas obrigações de zelar pelo bem estar da sociedade e, assim, todos teríamos mais condiçoes de viver bem.

Marluce Portugaels

Professora
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar