Pesquisar
Close this search box.

Operadoras aderem ao Cadastro Positivo da CNDL e SPC Brasil

Operadoras aderem ao Cadastro Positivo da CNDL e SPC Brasil

As operadoras de telecomunicações anunciaram na última sexta-feira (17) que passaram a fazer parte do Cadastro Positivo -banco de dados operado pela CNDL e pelo SPC Brasil e que reúne as informações de pagamento dos consumidores e que é usado para que o governo saiba o seu histórico financeiro. Dessa forma, clientes de serviços de telecom (celular, internet, telefonia e TV por assinatura) poderá passar a incluir esses dados em seu histórico do Cadastro Positivo, o que facilita a obtenção de crédito mais justo e com menos burocracia para quem tiver costume de pagar suas contas regularmente.

Após as instituições financeiras, as empresas de telecomunicações serão as primeiras a compartilhar essas informações com os birôs de crédito operadores do Cadastro Positivo (Boa Vista, Quod, Serasa e SPC). De acordo com o Sinditelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), a entrada do segmento de telecom no banco de dados tende a promover a inclusão de muitos brasileiros desbancarizados (ou seja, que não têm conta bancária) e estão fora do mercado de crédito por falta de informações para avaliação. Além disso, a entrada de mais dados significa um avanço para as ferramentas de análise de crédito.

“A capilaridade do setor de telecom, presente em todas as camadas da sociedade, nos permite contribuir com essa iniciativa para facilitar a vida dos brasileiros, especialmente daqueles que têm histórico de bom pagador”, afirmou Marcos Ferrari, presidente executivo do SindiTelebrasil, lembrando que o setor de telecom tem hoje cerca de 200 milhões de acessos pós-pagos, considerando todos os serviços.

Como a análise funcionará

Presidente da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), Elias Sfeir, explica como funcionarão os critérios do sistema de avaliação: “A nota de crédito, calculada pelo birô com base nos dados enviados pelas fontes, é resultado de uma análise dos hábitos de pagamento e do relacionamento de empresas e consumidores com o mercado”, observa. “Quanto mais informações chegarem ao banco de dados do Cadastro Positivo, mais benefícios para os credores, os tomadores de crédito, economia e bem-estar social”, afirmou.

Segundo o SindiTelebrasil, o processo de envio dos dados aos birôs de crédito foi desenhado para garantir a segurança do processo, em todas suas etapas, assim como a correta interpretação das informações, beneficiando os consumidores que agora poderão contar com esses dados em seus históricos do Cadastro Positivo. A estimativa é que em até 90 dias essas novas informações estejam disponíveis no Cadastro Positivo.

Já para João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC (Banco Central), é muito difícil encontrar um mercado de crédito que funcione a contento sem um histórico de informação sobre os tomadores de crédito compartilhado com todos os potenciais credores. “O Cadastro Positivo traz compartilhamento seguro da informação, o que, pela experiência internacional, fará as taxas de juros caírem”, avaliou.

”O compartilhamento dessas informações irá ajudar aquelas pessoas que não têm acesso ao crédito. Milhares de pessoas no Brasil ainda não estão bancarizadas, mas pagam suas contas de telefone em dia. Essas informações, ao serem incluídas nos cadastros, ajudam a diminuição da assimetria de informações e permitem a universalização da concessão de crédito de forma equilibrada e de qualidade”, comentou o diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso.

A adesão do setor de telecom será formalizada hoje por meio de memorando de entendimento assinado entre o presidente executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, representando as operadoras, e o presidente da ANBC (Associação Nacional do Bureaus de Crédito), Elias Sfeir. A expectativa é que o processo tenha início no final de setembro, com a data de conclusão não divulgada.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar