Operação ‘choque de ordem urbana’ devolve espaços públicos no Viver Melhor


Devolvendo espaços públicos ocupados indevidamente e realizando um choque de ordem geral para garantir a segurança e o bem-estar da população, a Prefeitura de Manaus, em ação integrada de diversas secretarias, iniciou a revitalização urbana no residencial Viver Melhor, primeira etapa, zona Norte.
Os trabalhos começaram na segunda-feira, 6/6, e seguiram até ontem, na avenida Comendador José Cruz. A ação foi determinada pelo prefeito David Almeida na semana passada, que anunciou um choque de ordem para promover a revitalização do conjunto habitacional.
Entre as medidas implementadas no local está a retirada das construções realizadas ao longo do canteiro central e nas calçadas, liberando o acesso dos pedestres. “Vamos retirar as construções presentes no canteiro central. Vamos devolver à população essa área de convivência e realocar esses empreendedores, para que eles tenham condições de conseguir o seu sustento de uma forma organizada”, disse Almeida.
Segundo o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, a intervenção visa devolver ao residencial uma ordem mínima urbana, aplicando a política de uso adequado dos espaços públicos.
“Constata-se que essas calçadas e canteiros centrais estão sistematicamente sendo invadidos para atividades comerciais, impedindo a livre circulação das pessoas e tirando um pouco da qualidade urbana da cidade. Em visita ao bairro, o prefeito presenciou e reivindicou, ao seu secretariado, que atendesse ao pedido da população para realizar serviços de limpeza urbana, recuperação asfáltica e ordenamento. E iniciamos ontem esta missão”, disse Andrade.
Os trabalhos começaram com a retirada de dezenas de estruturas deixadas apenas para marcar o território, sem ocupação, instaladas no canteiro central indevidamente. As famílias que estavam com barracas e fazendo do comércio informal uma renda vão receber atendimento para que possam ser realocadas.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) está fazendo o atendimento de comerciantes informais no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Caio Carlos Frota de Medeiros, no Santa Etelvina.
Na ação integrada, o Implurb identificou dezenas de ocupações irregulares e não passíveis de regularização no canteiro central, área pública. Na segunda-feira (6), 24 estruturas de madeira e pedaços de pau foram removidas deste espaço. Outras nove barracas construídas foram removidas voluntariamente pelos proprietários e esses informais recebem atendimento da Semacc para possível realocação em espaços adequados, autorizados e que não ocupem calçadas.
Participam da ação as secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), de Infraestrutura (Seminf), e de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), além de apoio da Polícia Militar e do Grupo de Operações Especiais (GOE)/Guarda Municipal.
Concurso Detran AM: divulgado resultado preliminar das discursivas
O resultado preliminar das provas discursivas do concurso do Departamento Estadual de Trânsito de Amazonas ( Detran- AM) foi divulgado. A consulta deve ser realizada no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)), banca organizadora do certame.
O candidato deve acessar a página destinada para o resultado e informar o número de inscrição e o CPF para ter acesso ao resultado. Ao todo, o concurso Detran AM ofereceu 183 vagas imediatas destinadas para cargos de níveis médio e superior, que foram distribuídas da seguinte maneira:
Nível médio
- Técnico Administrativo – 40 vagas
- Técnico de Informática – 10 vagas
- Técnico Vistoriador de Veículos – 10 vagas
Nível superior
- Administrador – 3 vagas
- Agente de Trânsito – 55 vagas
- Analista de Sistemas de Informação – 3 vagas
- Analista Jurídico – 4 vagas
- Arquiteto – 1 vaga
- Arquivista – 1 vaga
- Assistente Social – 1 vaga
- Comunicação Social – 1 vaga
- Contador – 2 vagas
- Designer – 1 vaga
- Economista – 1 vaga
- Engenheiro com Especialização em Trânsito – 1 vaga
- Estatístico – 1 vaga
- Examinador de Trânsito CNH AB – 7 vagas
- Examinador de Trânsito CNH AD – 23 vagas
- Examinador de Trânsito CNH AE – 10 vagas
- Médico com Especialização em Medicina de Tráfego ou Perícia de Trânsito – 2 vagas
- Pedagogo – 1 vaga
- Perito de Acidente de Trânsito – 3 vagas
- Psicólogo com Especialização de Trânsito – 2 vagas
Os salários iniciais para os cargos de nível médio chegam ao valor de R$ 2.300,00. Já para os cargos de nível superior, a remuneração chegou a R$ 5.500,00.
No total, foram registradas 63.063 inscrições para o certame, sendo as funções de Técnico Administrativo, Agente de Trânsito e Técnico Vistoriador de Veículos, os mais concorridos.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:
Siga-nos
Notícias Recentes

Amazônia, os que aqui vivem e os que ouvem falar daqui

Em ano de eleições, consumidor recebe mais pacote de bondades

Neymar é comunicado que não faz parte dos planos do PSG, diz jornal


Hanna apresenta “Escrituras de luz em cena”
