Ônibus e escola pesam no custo de vida

O reajuste na tarifa de ônibus, na mensalidade e no preço do material escolar elevaram o custo de vida para o paulistano em janeiro. Os dados do ICV (Índice de Custo de Vida) foram divulgados hoje pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e apontam alta de 1,28%, na relação com dezembro de 2010 (0,65%).
O indicador de transporte teve alta de 3,09%, devido ao aumento das tarifas de ônibus, e educação e leitura, de 4,79%, por causa dos reajustes das mensalidades. Juntos, os dois grupos elevaram o cálculo do ICV de janeiro em 0,84 p.p. (pontos percentuais). O grupo alimentação (1,17%) também apresentou aumento, porém inferior ao observado em dezembro (2,81%).
O que influenciou fortemente o grupo de transporte foi o subgrupo coletivo (7,78%), em consequência do reajuste nas tarifas do ônibus municipal (11,11%) e do táxi (9,05%), a partir da segunda quinzena de janeiro. A taxa do subgrupo individual (1,00%) foi resultado do reajuste nos preços dos combustíveis (1,27%), especialmente no álcool (4,17%).
Já educação e leitura foi afetado devido a sazonalidade do ano, pois em janeiro as escolas sempre reveem as mensalidades, que se situaram, neste ano, em torno de 6,07%.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email